Tempo favorece colheita de milho; plantio da 2a safra começa em MT

O tempo mais seco no Sul do Brasil favoreceu o início da colheita de verão de milho da temporada 2012/13, e os trabalhos estão levemente avançados na comparação com a safra anterior, informou a consultoria Céleres nesta segunda-feira.

Reuters

28 de janeiro de 2013 | 17h09

Até a última sexta-feira, 6 por cento da área com milho do centro-sul havia sido colhida, um avanço de dois pontos ante a semana anterior e contra 5 por cento na mesma data do ano passado.

"Com condições de clima favorável, principalmente nos Estados do Sul, os trabalhos puderam avançar com maior rapidez", afirmou a Céleres em relatório.

A consultoria observou que os relatos de produtividade das lavouras colhidas indicam resultados bastante heterogêneos, mas há reportes de produtores colhendo mais de 200 sacas por hectare, rendimento bem acima da média nacional.

No ano passado, a média nacional de produtividade na primeira safra do cereal ficou abaixo de 85 sacas por hectare.

Em meio ao início de uma safra que deve se aproximar do recorde da temporada passada, a Céleres observa que "o mercado doméstico do milho segue muito lento devido à queda sazonal do preço nesse início de colheita".

De acordo com a consultoria, os vendedores querem cerca de 1 real por saca acima da oferta de compradores, o que está travando muitos negócios.

PLANTIO DA SEGUNDA SAFRA

O Estado de Mato Grosso já iniciou o plantio da segunda safra de milho, porém os trabalhos ainda estão em ritmo "bem lentos, já que os produtores estão com a colheita de soja em andamento", notou a consultoria Clarivi, em outro relatório nesta segunda-feira.

Até agora, produtores semearam 2,8 por cento da área total estimada no Estado, que rivaliza na produção da segunda safra com o Paraná.

"Espera-se que o clima contribua para a evolução da safra de milho verão e inverno nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste", disse a Clarivi, que citou previsão trimestral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) favorável ao cereal no período.

(Por Roberto Samora)

Mais conteúdo sobre:
COMMODSMILHOVERAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.