PUBLICIDADE

Radar

Conheça mulheres que trabalham no setor cervejeiro e sentem na pele a discriminação de gênero

Sommelière e cervejeira contam como é sofrer discriminação de gênero no setor cervejeiro e por quê não é deselegante mulheres beberem cerveja

Cervejas para o verão. Foto: Mario Hoesel/Adobe StockFoto: Mario Hoesel/Adobe Stock

Nos últimos dias, uma polêmica sobre cerveja tem explodido nas redes sociais e gerado um movimento de questionamento sobre ser elegante ou não mulheres consumirem a bebida. Tudo começou quando uma influenciadora postou um vídeo dizendo que “beber cerveja jamais será elegante”.

Após o vídeo, várias criticas foram feitas à visão da criadora de conteúdo e algumas internautas explicaram por quê mulheres beberem esta bebida pode, na verdade, ser elegante.

Mulheres que trabalham no setor cervejeiro aproveitaram o tema e abriram o coração para falar sobre o preconceito e discriminação de gênero que sofrem na área.

“É algo estrutural. A gente é questionada o tempo todo. Perdi a conta de quantas vezes entrei em sala para dar aula e um aluno, quando não uma aluna, me perguntou quem seria o professor. Ou até mesmo durante a explicação, quando tinha algum outro professor presente, preferiam tirar dúvidas em paralelo do que perguntar diretamente a mim, que estava comandando a aula”, contou a cervejeira e professora Julia Reis ao Paladar.

“O setor precisa prestar mais atenção nisso, é preciso mudar a cultura. Não adianta só parar de mostrar o peito e bunda da mulher nos comerciais de cerveja”, acrescentou.

PUBLICIDADE

“E olha que estou falando de um lugar de privilégio. Quando levanto a voz para chamar a atenção para essas questões, sou ‘apenas’ tachada de brava ou nervosa. Fico pensando como reagiriam se fosse uma mulher preta falando”, ponderou Julia.

A sommelière de cerveja e socióloga Sara Araujo, contou que o ambiente de trabalho é hostil e concordou que é ainda pior quando se trata de mulheres pretas. “Somos poucas e fazemos barulho porque somos insistentes”, afirmou Sara em sua redes sociais.

Para saber mais sobre ações de mulheres cervejeiras e a opinião de profissionais do ramo sobre ser ou não elegante consumir a bebida, leia a matéria completa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE