PUBLICIDADE

Radar

Qual o significado por trás da comida em ‘Bridgerton’ e o que ela revela sobre a nobreza?

A série ‘Bridgerton’ usa a gastronomia da era regencial para destacar costumes e status social, revelando aspectos importantes da elite londrina do século XIX

Em 'Bridgerton', Van Dusen nos coloca em uma Grã-Bretanha do início do século 19 governada por uma mulher negra, a rainha Charlotte (Golda Rosheuvel). Foto: Liam Daniel / NetflixFoto: Liam Daniel / Netflix

O sucesso da série Bridgerton, da Netflix, vai além dos figurinos e cenários luxuosos da Londres de 1800. A gastronomia da época, mesmo que em segundo plano, é um dos elementos que ajudam a construir a atmosfera regencial retratada na trama. Entre bailes, encontros sociais e disputas matrimoniais, pratos icônicos como a carne de veado e o chá – símbolo de respeitabilidade e tradição – ganham destaque nas telas.

Segundo o Cookist, a carne de veado era um dos principais pratos consumidos por grandes famílias inglesas e tinha um significado especial: era conhecida como “a carne do rei”. A série explora essa referência em um jantar da segunda temporada, quando Lord Cowper comenta: “Eu digo, Featherington, aposto que você nunca encontraria um veado como este nas Américas.” De fato, na época, o consumo de veado era reservado às classes nobres, marcando seu status diferenciado na Inglaterra.

Outro elemento de destaque na série é o chá, bebida frequentemente retratada e que, de acordo com o Cookist, representava mais do que um simples hábito: era uma demonstração de status e moderação. Consumido em ocasiões sociais e comerciais, o chá era essencial para a “conversa, negócios e inteligência”. Até mesmo a quantidade de açúcar, cuidadosamente dosada, revelava o caráter de quem o servia.

Os melhores chás do mundo segundo o TasteAtlas

PUBLICIDADE

Chá de camomila Foto: Olga Miltsova - stock.adobe.com/Adobe stock

A tradição de tomar chá, estabelecida há séculos, segue forte em vários países. O site TasteAtlas divulgou uma lista com os melhores chás do mundo, baseada nas avaliações de usuários que experimentaram diferentes tipos da bebida durante suas viagens. O top 3 pode ser conferido neste link.

Especialistas avaliam as melhores marcas de chá verde no Brasil

TQ SÃO PAULO 05.08.2024 PALADAR CADERNO2 Teste de chá verde realizado na casa de chás Mori Chazeria, na Rua Coronel Oscar Porto, bairro do Paraíso. Foto Tiago Queiroz/Estadão  Foto: Tiago Queiroz/Estad

No Brasil, o Paladar reuniu especialistas para avaliar as melhores marcas de chá verde disponíveis no mercado. O teste foi realizado às cegas com dez marcas e promete ajudar os consumidores a fazer a melhor escolha. Confira o resultado completo da avaliação no link.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE