Vender sucos saudáveis pode dar retorno? Confira opções de franquias a partir de R$ 89 mil

Setor de ‘food service’ está em alta, de acordo com levantamento da ABF; estoque e logística são desafios relevantes

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Foto do author Felipe Siqueira

De acordo com levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de alimentação, na categoria food service, que engloba bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos que proporcionam alimentação fora de casa, vem crescendo e, em termos de comparação com o ano anterior, está no top 2 de aumento de faturamento, com 16,4% mais receita entre os segundos trimestres de 2023 e 2024.

E um dos setores possíveis para se investir neste segmento é a categoria de sucos. O negócio pode ser considerado algo nichado, especialmente se a franquia vender apenas um tipo de produto - sucos naturais, por exemplo - com variações de sabores. E, segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Ruy Barros, há uma “faca de dois gumes” no quesito sazonalidade.

Nicho saudável e sazonalidade

O foco de sucos naturais é, em boa parte, estabelecer uma rotina de alimentação saudável, substituindo, por exemplo, bebidas com alto teor de açúcar - casos de refrigerantes e sucos de caixinha. Tudo isso já caracteriza um público-alvo nichado, que presta mais atenção em relação à saúde.

As frutas, além de servirem para o consumo do cliente, também atuam como uma espécie de marketing para o estabelecimento Foto: BillionPhotos.com - stock.adobe.

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Além disso, a sazonalidade do verão pode ajudar os estabelecimentos a venderem mais. De acordo com especialistas, isso pode acontecer especialmente por dois motivos principais: tanto por ser uma bebida com possibilidade de ser comercializada gelada em meio a altas temperaturas quanto pelo fato de a preocupação com um corpo mais saudável aumentar em períodos de mais calor.

É claro, porém, que, quando isso acaba, o negócio precisará ter meios de lidar com quedas de vendas - seja investindo em bebidas quentes, com leite, seja traçando estratégias para não ficar no prejuízo mesmo com menos vendas.

“Se você começar a trabalhar frutas de ocasião é um diferencial, que estejam com preços mais atrativos ou até mesmo ‘na época’ delas. E não precisa oferecer só aqueles sucos que todo mundo já conhece. Pode variar um pouco também”, explica Barros.

Logística e estoque

As frutas, além de servirem para o consumo do cliente, também atuam como uma espécie de marketing para o estabelecimento. A exposição de itens frescos e de boa qualidade pode servir como atrativo à clientela. A presença deles, porém, representa um dos principais desafios no setor.

Isso porque a durabilidade das frutas não é algo muito longo. Portanto, não adianta comprar em grandes quantidades para fazer estoque, já que o risco de perda de produtos seria grande. Ao mesmo tempo, o empreendedor não pode ficar muito tempo sem adquirir as frutas junto ao fornecedor, para evitar desabastecimento.

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Nestes casos, o negócio precisa ter um controle mais próximo de estoque. Já mostramos, inclusive, que uma má gestão nesta área pode significar a quebra de um empreendimento. Ter um processo de logística bem mapeado, com fornecedores bem definidos, também vai ajudar - e muito - para que o desabastecimento, de fato, não ocorra.

Agora, como alternativa, segundo Barros, uma prática que pode auxiliar casos é trabalhar com polpas congeladas - além de aumentarem a durabilidade, podem ajudar a economizar com gelo, por exemplo, na hora de servir a bebida. Claro que isso não é possível com todos os tipos de frutas, mas itens como laranja, limão e maracujá são exemplos do que podem auxiliar neste processo.

Raios-x de franquias

Confira, a seguir, opções de franquias de sucos a partir de R$ 89 mil. As marcas estão organizadas das mais baratas para as mais caras. Vale lembrar que as opções desta lista são oferecidas pelo mercado e não representam nenhum tipo de recomendação por parte da reportagem.

Frutassa

Com quatro franquias em operação e três unidades próprias, esta é a opção mais barata desta lista. Além de oferecer sucos naturais, eles também trabalham com smoothies, lanches e alimentos saudáveis.

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  • Investimento inicial estimado: R$ 89,9 mil
  • Faturamento mensal estimado: R$ 60 mil
  • Lucro mensal estimado: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno estimado: entre 9 e 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%

Go Juice

Focada em sucos 100% naturais, eles também oferecem sanduíches saudáveis, saladas, açaí, entre outras coisas. Atualmente, contam com 35 unidades, sendo que apenas uma é própria.

  • Investimento inicial estimado: a partir R$ 115 mil
  • Faturamento mensal estimado: R$ 50 mil
  • Lucro mensal estimado: de 18% a 15%
  • Prazo de retorno estimado: de 12 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%

Sucos S/A

Atualmente, a rede conta com 15 franquias em operação, além de duas unidades próprias. Eles também têm mais de 20 opções diferentes de sabores no cardápio e oferecem uma linha detox.

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Em altaPme
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  • Investimento inicial estimado: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento mensal estimado: R$ 90 mil
  • Lucro mensal estimado: de 15% a 20 % do faturamento
  • Prazo de retorno estimado: de 20 a 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5% do faturamento

Sucão

Com mais de 60 operações, sendo 53 franquias, a marca possui uma indústria própria para a rede e oferece mais de 20 opções de sabores de sucos diferentes no cardápio, focando em cozinha saudável. Esta é a opção mais cara da lista.

  • Investimento inicial estimado: R$ 360 mil
  • Faturamento mensal estimado: R$ 110 mil
  • Lucro mensal estimado: R$ 14,5 mil
  • Prazo de retorno estimado: 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: de 3% a 6% do faturamento bruto
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