PUBLICIDADE

‘Acabou’, diz Bolsonaro a ministros do STF sobre resultado das eleições em encontro na Corte

Após pronunciamento em que se comprometeu a respeitar a Constituição, Bolsonaro foi ao Supremo para uma reunião com sete ministros, incluindo o presidente do TSE, Alexandre de Moraes

PUBLICIDADE

Foto do author Weslley Galzo
Por Weslley Galzo
Atualização:

BRASÍLIA - Logo após romper o voto de silêncio que durou quase 45 horas depois de ter sido derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se dirigiu à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), onde se reuniu com sete integrantes da Corte e com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo o ministro Edson Fachin, Bolsonaro disse que considera o assunto resultado das eleições encerrado. “O presidente da República usou o verbo ‘acabar’ no passado. Acabou. Portanto, olhar para a frente”, afirmou o ministro.

Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participaram de uma reunião com sete ministros do STF na sede da Corte. Foto: Wilton Júnior/Estadão Foto: WILTON JUNIOR

PUBLICIDADE

Após o encontro, o STF divulgou a seguinte nota, que partiu da presidente da Corte, Rosa Weber:

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve na tarde desta terça-feira (1º) no Supremo Tribunal Federal a convite da Presidência, onde conversou com os Ministros da Corte que estavam presentes em Brasília: a presidente Rosa Weber, o decano Gilmar Mendes, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça. Compareceu também o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os Ministros do STF reiteraram o teor da nota oficial divulgada, que consignou a importância do reconhecimento pelo Presidente da República do resultado final das eleições, com a determinação do início do processo de transição, bem como enfatizou a garantia do direito de ir e vir, em razão dos bloqueios nas rodovias brasileiras.

Tratou-se de uma visita institucional, em ambiente cordial e respeitoso, em que foi destacada por todos a importância da paz e da harmonia para o bem do Brasil.

Foi a segunda nota do Supremo em pouco mais de duas horas. Às 17h34, a Corte já havia divulgado um posicionamento reforçando a importância do pronunciamento do presidente para “garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”.

Publicidade

Os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes saíram juntos da reunião e se mantiveram em silêncio diante das perguntas de jornalistas sobre eventuais arranjos acertados para uma tentativa de pacificar o País. Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi alvo de severas críticas do presidente nos últimos anos.

Também participaram da reunião, que durou cerca de uma hora e dez minutos, os ministros Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois últimos indicados por Bolsonaro à Corte. O encontro durou cerca de uma hora e dez minutos.

Ao deixar o prédio, o presidente se manteve em silêncio. O ministro Paulo Guedes afirmou apenas que o encontro foi “supertranquilo” e “amistoso”.

O prédio do STF está fechado nesta terça-feira, 1º, por causa do risco de invasão por apoiadores de Bolsonaro e do feriado de Finados. Além de ter o seu perímetro isolado por barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal, o prédio do Supremo reforçou a sua segurança. É possível avistar agentes da polícia judicial portando fuzis ao fazer a ronda no prédio, que geralmente é realizada com o porte de armas não letais e pistolas de baixo calibre.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.