PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lava Jato Rio nega excesso em buscas contra Temer e Marcela

Procuradores enviam manifestação ao juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Criminal Federal do Rio, após o magistrado apontar que operação alcançou bens da ex-primeira-dama sem sua autorização

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Michel e Marcela Temer. Foto: Dida Sampaio/Estadão

A força-tarefa da Operação Lava Jato do Rio negou ao juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal, que tenha havido excesso nas buscas contra o ex-presidente Michel Temer (MDB). Em março, o emedebista foi preso e alvo de busca e apreensão na Operação Descontaminação - desdobramento da Lava Jato que investiga suposta corrupção e propina nas obras da usina nuclear de Angra 3. Os agentes acabaram apreendendo bens da ex-primeira dama, Marcela.

PUBLICIDADE

Documento

MANIFESTAÇÃO

"O Ministério Público Federal esclarece que no cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido por este Juízo, houve fiel cumprimento aos seus termos, não existindo 'excesso no cumprimento da diligência', vez que o mandado de busca e apreensão possui delimitação de endereço, devendo ser analisado tudo o que for encontrado no local", afirmou a Procuradoria.

Em decisão que mandou devolver um celular e um talão de cheques à ex-primeira-dama, Bretas apontou que teria havido 'excesso no cumprimento da diligência, que alcançou bens particulares da requerente sem a devida autorização judicial'.

A manifestação apresentada pela Lava Jato na segunda-feira, 22, rebate a afirmação do magistrado.

Publicidade

"Houve quebra do sigilo telefônico e interceptação de ao menos 8 terminais telefônicos que seriam de uso do réu Michel Temer, o que demonstra que ele fazia uso de terminais telefônicos de terceiros. Portanto, havia fundamento suficiente para a apreensão dos aparelhos telefônicos localizados no interior da residência onde foi realizada a diligência", argumentaram os procuradores.

"Justamente por ser uma medida cautelar é que a busca e apreensão não demanda conhecimento exauriente prévio do que será arrecadado, sendo, pois, necessário apreender tudo o que possa ser de interesse da investigação."

As investigações que põem Temer sob suspeita

Temer é réu em quatro ações penais. A Lava Jato Rio acusa o ex-presidente em dois processos: um por corrupção e lavagem de dinheiro e outro por peculato e lavagem de dinheiro.

O Ministério Público Federal afirma que Michel Temer foi um dos beneficiários de desvios nas obras da usina nuclear de Angra 3, no Rio, por meio da contratação irregular de empresas.

Publicidade

O emedebista teria participado da contratação fictícia da empresa Alumi Publicidades, como forma de dissimular repasse de propina.

PUBLICIDADE

Durante a investigação, o ex-presidente chegou a ser preso. Temer ficou custodiado durante 4 dias na Superintendência da Polícia Federal no Rio e foi solto por ordem do desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

Na Justiça Federal em Brasília, Temer é acusado no caso da mala dos R$ 500 mil. Segundo a denúncia, o ex-presidente recebeu o valor da J&F, 'em razão de sua função', por meio de seu ex-assessor e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala.

O ex-presidente responde ainda a uma ação perante a Justiça Federal em São Paulo pelo crime de lavagem de dinheiro na reforma da casa de sua filha Maristela Temer, em São Paulo. A acusação alcança, além de Temer e de sua filha, o coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, e sua mulher Maria Rita Fratezi.

No último dia 10, o Ministério Público Federal, em Brasília, ratificou duas denúncias do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o ex-presidente.

Publicidade

As acusações apontam crimes de organização criminosa - caso conhecido como 'Quadrilhão do MDB' - e também de embaraço à investigação - episódio em que o emedebista foi gravado pelo empresário Joesley Batista, no Palácio do Jaburu, e que ficou conhecido pela frase 'tem que manter isso, viu?'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.