EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Ex-deputado caça itens curiosos em leilões para presentear os pares; veja o que ele já conseguiu

Entre os agraciados estão o senador Eduardo Girão e os deputados Rodrigo Valadares e Laura Carneiro

PUBLICIDADE

Foto do author Augusto Tenório
Por Augusto Tenório

O ex-deputado federal e suplente Paulo Fernando (Republicanos-DF) desenvolveu um hobby que tem gerado uma “disputa” entre seus antigos pares: saber quem ganhará o presente mais curioso. O professor, como é chamado pelos corredores do Congresso, tem o costume de garimpar leilões virtuais e arrematar peças sem valor elevado para surpreender os parlamentares.

PUBLICIDADE

Entre os agraciados está senador Eduardo Girão (Novo-CE). Paulo deu a ele um diploma de sócio do Fortaleza do general João Baptista Figueiredo, último presidente da ditadura militar. Girão presidiu o time de futebol cearense em 2017, quando o clube voltou à série B do campeonato brasileiro.

Para a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o professor ofereceu um livro do pai da congressista, o ex-senador Nelson Carneiro (1910-1996), intitulado XII de agosto! O movimento constitucionalista na Bahia. Ela não tinha a obra no seu acervo.

Já o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) recebeu uma fotografia do economista Roberto Campos (1917-2001), do fotógrafo Orlando Brito. A imagem está em destaque no gabinete do parlamentar sergipano, que se diz fã do ex-ministro do Planejamento (governo Castelo Branco) e ex-presidente do BNDES (gestão Juscelino Kubitschek), avô do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Itens raros arrematados pelo suplente de deputado Paulo Fernando (Republicanos-DF). Foto: Cortesia/ex-deputado Paulo Fernando

Paulo Fernando conseguiu recentemente vencer o leilão de dois envelopes comemorativos aos 200 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, para presentear o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), herdeiro do patriarca da Independência. O deputado mineiro já recebeu um disco LP com discursos de José Bonifácio e Ruy Barbosa, lidos na voz de Carlos Lacerda.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.