PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Ministro dá vitória dupla ao MST e impõe critérios para Lira sugerir novo nome para o Incra-AL

Paulo Teixeira nega que ato seja por escalada da crise na relação de Lira com o Planalto e diz que mantém diálogo para o presidente da Câmara

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Foto do author Augusto Tenório
Por Roseann Kennedy e Augusto Tenório
Atualização:

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), deu dupla vitória ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em meio à crise do governo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O petista nomeou José Ubiratan Rezende Santana como substituto do superintendente do Incra em Alagoas, após exonerar do cargo Wilson César de Lira Santos, primo de Arthur Lira. Teixeira disse à Coluna do Estadão que Lira poderá indicar outro nome para a superintendência, mas impôs condições para a escolha.

PUBLICIDADE

“Sugeri a ele que ofereça nomes com perfil de diálogo com os movimento sociais e a agricultura familiar”, afirmou à Coluna do Estadão. A condição, interpretam aliados de Lira, cria dificuldades para que seja feita uma nova indicação pelo presidente da Câmara.

Paulo Teixeira nega que a decisão seja uma retaliação ao presidente da Câmara, que cortou relações com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: ZECA RIBEIR/AGÊNCIA CÂMARA

A interlocutores, Lira confirmou que estava conversando com Teixeira desde a noite da sexta-feira, 12, porque as lideranças locais do MST queriam o afastamento do superintendente. A ideia, no entanto, seria mudar o comando do Incra-AL já com outro nome escolhido ou aguardar o superintendente pedir a própria exoneração.

A publicação no Diário Oficial da União da demissão e da nomeação de José Ubiratan interinamente pegou Lira de surpresa nesta terça-feira, 16.

Publicidade

José Ubiratan é o nome que o MST vinha defendendo desde abril do ano passado. Na ocasião, o movimento invadiu a sede do Instituto e exigiu a troca de comando na superintendência.

O ministro do Desenvolvimento Agrário a Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Wilton Junior/ Estadão