PUBLICIDADE

Plenário tem soberania, afirma Maia

Presidente da Câmara defende autonomia de parlamentares de alterar texto aprovado em colegiado do pacote anticorrupção

Foto do author Julia Lindner
Por Julia Lindner
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta quinta-feira, 24, o direito de os parlamentares retirarem pontos do relatório do pacote de medidas anticorrupção na votação do plenário, cuja discussão deve ocorrer a partir de terça-feira, 29. Ele afirmou que a Comissão Especial que aprovou o parecer "não é soberana". Para Maia, "30 não podem suprimir a decisão de 483", deixando claro que o plenário tem soberania. 

Plenário da Câmara discute pacote anticorrupção Foto: Dida Sampaio|Estadão

PUBLICIDADE

Diante da confusão instalada no plenário e para ganhar tempo para chegar a um consenso, Maia (DEM-RJ) decidiu adiar nesta tarde de quinta-feira, 24, a votação do parecer do pacote anticorrupção no plenário da Casa.

"A gente tem 513 deputados para que decidam, se não bastaria ter apenas 30", disse o presidente ao deixar a Câmara. Maia avaliou que o parecer de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) "é bom", mas alguns temas "precisam ser debatidos um pouco mais" na próxima semana, porque considera que eles teriam de ser "suprimidos". "Como foi um texto debatido por tantos meses, acho que a gente pode avaliar um pouco mais", ponderou. Para Maia, "não existe essa tese de que o que a comissão fez deve ser mantido" pelo plenário. "Primeiro membros do Ministério Público diziam que não podíamos mudar o texto dele, agora a tese é que a gente não pode mudar o texto da comissão? Isso não é democracia, isso é ditadura", criticou. Para Maia, caso a matéria tivesse sido votada nesta quinta, diversos artigos teriam sido deixados de fora, segundo ouviu de parlamentares. Questionado sobre a pressão que vem sofrendo para mudar o relator da matéria, seu correligionário, Maia disse que pelo regimento isto seria possível, mas que não pensa na possibilidade hoje. "Quem é o presidente da Câmara sou eu, eu que vou decidir (sobre relator). Qualquer um pode falar o que quiser, pode dar a opinião, e eu ouço todas, e ouvindo todas eu decido."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.