PUBLICIDADE

Diferença de votos no segundo turno da eleição cai para menos da metade

Diferença de votos caiu de 6,1 milhões para 2,1 milhões entre os dois turnos na eleição que terminou com vitória de Lula – o equivalente à população de Curitiba

PUBLICIDADE

Foto do author Cindy Damasceno
Foto do author Cecília do Lago
Foto do author Fabiana Cambricoli
Por Cindy Damasceno , Cecília do Lago e Fabiana Cambricoli
Atualização:

Embora derrotado no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL) conseguiu, na comparação à primeira etapa, diminuir a diferença no número de votos para seu adversário, o agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e no total de cidades em que foi vitorioso. A diferença de votos caiu de 6,1 milhões para 2,1 milhões entre os dois turnos – o equivalente à população de Curitiba.

PUBLICIDADE

Na primeira etapa, o petista havia obtido a maioria dos votos em 3.376 municípios, o que corresponde a 60,6% do País. No segundo turno, Lula venceu em 3.123 cidades (56,06%), 253 a menos do que no primeiro turno. O município que deu a maior vitória a Lula foi Guaribas (PI), onde ele conquistou 93,86% dos votos. Já Bolsonaro obteve seu maior porcentual de votos no município de Nova Pádua (RS), com 88,99%.

A análise da votação por Estados mostra pouca variação em relação ao primeiro turno. Ambos mantiveram a vitória nas mesmas unidades da federação em que haviam liderado a disputa na primeira etapa, com exceção do Amapá, que havia dado mais votos a Lula no primeiro turno e que passou a apoiar majoritariamente Bolsonaro na segunda etapa.

O petista venceu em 13 Estados: os nove da Região Nordeste, além de Amazonas, Pará, Tocantins e Minas Gerais, onde foi registrada a menor diferença: 0,4%. Minas manteve a tradição de refletir o resultado nacional da eleição presidencial, embora a diferença tenha sido menor do que a do primeiro turno, quando Lula tinha alcançado 4,69% a mais. A vitória petista frustrou a expectativa bolsonarista de virada no Estado, impulsionada pelo apoio do governador reeleito de Minas, Romeu Zema (Novo).

Bolsonaro obteve a maioria dos votos em todos os Estados da Região Sul e Centro-Oeste, além de Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre. A maior vantagem do candidato do PL sobre Lula no segundo turno foi registrada em Roraima, onde o atual presidente alcançou 76,16% dos votos válidos ante 23,92% de Lula. Em comparação com a eleição de 2018, Bolsonaro não conseguiu repetir a vitória nos Estados de Amazonas e Minas Gerais, onde havia conseguido a maioria dos votos quatro anos atrás.

A maior vantagem a favor do petista foi observada no Piauí, onde o presidente eleito obteve 76,84% dos votos válidos no segundo turno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.