PUBLICIDADE

Jovens de 15 anos podem solicitar o título de eleitor; saiba como

Alistamento eleitoral é possível a partir dessa idade, mas direito ao voto só é permitido aos 16 anos

Foto do author Alex Braga
Por Alex Braga

Os jovens que já completaram 15 anos podem solicitar o seu título de eleitor. Por meio do serviço de autoatendimento do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os interessados devem selecionar a opção “Tire seu Título Eleitoral” na página eletrônica da instituição, e preencher os campos indicados com seus dados pessoais. O sistema ainda vai solicitar o envio de pelo menos quatro fotografias para a comprovação da identidade do eleitor.

Título de eleitor pode ser solicitado por brasileiros que possuem mais de 15 anos Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

PUBLICIDADE

Para agilizar o cadastro eleitoral e outros serviços para as eleições do ano que vem, o TSE liberou o cadastro eleitoral dos jovens que já completaram 15 anos. Porém, o documento emitido nessas condições somente terá efeito quando o eleitor completar 16 anos, idade em que o artigo 14 da Constituição Federal permite voto facultativo. A partir dos 18 anos, o voto se torna obrigatório.

O TSE ainda informa que o prazo de solicitação será encerrado no dia 8 de maio do ano que vem, 150 dias antes do pleito de outubro. Depois desta data, não serão permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, entre outros procedimentos.

Nas Eleições de 2024, eleitoras e eleitores vão decidir quem serão os prefeitos, os vice-prefeito e os vereadores de seus respectivos municípios. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. Já o segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeito em cidades com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 27 de outubro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.