PUBLICIDADE

Jantar com Lula reúne Abilio Diniz, André Esteves e Benjamin Steinbruch, entre outros empresários

À frente das pesquisas e com possibilidade de vitória no primeiro turno, candidato do PT atrai uma série de grandes nomes do PIB brasileiro em evento promovido pelo Esfera Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Scheller
Por Fernando Scheller
Atualização:
Correção:

A menos de uma semana para o primeiro turno, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu reunir pesos-pesados do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em um jantar realizado na noite desta terça-feira, 27. O evento foi organizado pelo Grupo Esfera Brasil. Entre os presentes ao jantar, que começou por volta de 19h30, estavam Benjamin Steinbruch (sócio da siderúrgica CSN), Abilio Diniz (sócio do grupo Carrefour e da empresa de investimentos Península) e André Esteves (sócio do BTG Pactual), conforme apurou o Estadão.

O encontro está sendo realizado na casa do fundador do grupo, João Camargo. A ideia era reunir empresários e executivos de diferentes segmentos. Também à espera de Lula estavam o dono da Riachuelo, Flávio Rocha, e Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Além destes, também compareceram o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e Fábio Ermírio de Moraes, conselheiro e sócio do Grupo Votorantim.

Abilio Diniz esteve entre empresários presentes ao jantar com Lula Foto: Fernanda Monteiro Viola

PUBLICIDADE

Próxima das eleições, a reunião é vista como uma oportunidade para o petista estabelecer, mais uma vez, um compromisso mais ao centro em eventual novo governo. Por parte dos executivos, o jantar servirá como uma sinalização de que uma vitória do ex-presidente será bem-recebida pelos empresários.

O evento evitou divulgar os nomes dos presentes antes de o encontro ocorrer temendo que represálias por parte da candidatura de Jair Bolsonaro, disse uma fonte à reportagem. A lista de presentes ao encontro incluiu nomes que apoiaram abertamente o atual presidente nas eleições de 2018, como Flávio Rocha.

Outro nome ligado a Bolsonaro que foi ao jantar com Lula é o de Rubens Ometto, presidente do conselho do Grupo Cosan. O empresário lidera as doações de pessoas físicas a candidatos, com priorização de pessoas ligadas ao governo atual, entre eles Tarcísio de Freitas (ex-ministro da Infraestrutura, que concorre ao governo de São Paulo) e a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, que concorre ao Senado por Mato Grosso.do Sul.

Além do presidente da Febraban, também representou o setor bancário Luiz Carlos Trabuco, presidente do conselho de administração do Bradesco. O executivo já foi apontado como possível ministro em um eventual novo governo do ex-presidente Lula.

O que é o Esfera

O Esfera é um think tank que apresenta propostas e debate soluções para o País. Bradesco, BTG Pactual, XP Investimentos, Cosan, MRV Engenharia, Multiplan e Hapvida são alguns dos associados. O grupo já se reuniu com outros representantes do PT, como a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Alexandre Padilha (SP), o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O jantar desta terça será o primeiro encontro com Lula.

Publicidade

Lula, Bolsonaro, Ciro, Simone, Soraya e D'Avila; segundo presidente do Grupo Esfera Brasil, João Camargo, seja qual for o vencedor das eleições presidenciais, “não muda nada no PIB brasileiro”. Foto: Ricardo Stuckert, Alan Santos/PR, Repr./Facebook e Jefferson Rudy/Senado

Em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast em agosto, o fundador do Esfera afirmou que, independentemente de quem seja o presidente da República eleito em outubro deste ano, Jair Bolsonaro (PL) ou Lula, líderes das atuais pesquisas de intenção de voto, o “resultado é o mesmo” e “não muda nada no PIB brasileiro”. Segundo ele, os dois candidatos são conhecidos pelo mercado financeiro e, a despeito do vencedor, a economia continuará em crescimento.

Em agosto, os executivos receberam Bolsonaro para um almoço na casa de Camargo. Na ocasião, o chefe do Executivo disse que não quer qualquer tipo de golpe no Brasil, falou sobre o atual momento da economia e ouviu dos participantes suas percepções e sugestões para o País. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também presente no encontro, afirmou que a escolha entre reeleger Bolsonaro ou votar em outro candidato ao Planalto é “a escolha entre a miséria e a riqueza”.

Correções

Quarenta e quatro empresários devem participar de jantar nesta terça-feira, 27, com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, não 100, como publicado originalmente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.