PUBLICIDADE

Lula se diz ‘socialista refinado’ e afirma que ‘regulação da mídia’ cabe ao Congresso

Em entrevista ao Programa do Ratinho, ex-presidente defendeu que meios de comunicação digitais precisam ser regulados

PUBLICIDADE

Foto do author Levy Teles
Por Levy Teles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se definiu como um “socialista refinado” por defender a propriedade privada e afirmou que a regulação da mídia, pauta defendida pelo petista, cabe ao Congresso e não a ele. “Não é o presidente que regula a mídia”, disse Lula, em entrevista ao Programa do Ratinho nesta quinta-feira, 22. “É o Congresso e a sociedade.”

O candidato voltou a defender que os meios de comunicação na internet possam “ser regulados de acordo com os interesses da sociedade”. “É preciso adaptar a legislação à realidade contemporânea que estamos vivendo”, afirmou.

Na entrevista, Lula atacou a política de moradia, meio ambiente e a condução da pandemia por parte do governo do governo Bolsonaro. Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

PUBLICIDADE

Em diferentes entrevistas entre 2021 e 2022, Lula defende a regulação dos meios de comunicação e resgata um projeto elaborado pela Secretaria de Comunicação Social durante o seu segundo mandato no Planalto. Um dos pontos polêmicos era a criação de uma agência reguladora única para a comunicação social no País. O anteprojeto não chegou a ser encaminhado para o Congresso e foi engavetado na gestão Dilma Rousseff.

Na entrevista, Lula atacou a política de moradia, meio ambiente e a condução da pandemia por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Bolsonaro poderia ter comprado a vacina na hora certa. Ele não comprou porque ele não acreditava na vacina e zombava da pandemia”, disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.