PUBLICIDADE

Polícia Federal e Agência de Crimes do Reino Unido firmam acordo de cooperação policial em Londres

Acordo assinado prevê o combate a crimes transnacionais; diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se reuniram com instituição britânica nesta sexta, 26

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Camim
Por Julia Camim

A Polícia Federal (PF) firmou um acordo, nesta sexta-feira, 26, com a Agência Nacional de Crimes do Reino Unido (National Crime Agency) com o objetivo de aprimorar a cooperação policial internacional entre as duas instituições. A Carta de Intenções prevê o combate ao crime organizado entre países, ao cibercrime, à corrupção, ao tráfico de pessoas, às drogas e às armas de fogo, além de situações análogas à escravidão e lavagem de dinheiro.

O acordo, assinado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e pelo diretor-geral da organização britânica, Graeme Biggar, na sede da agência em Londres, estabelece a troca de informações entre as polícias, atividades coordenadas, treinamentos e intercâmbio de agentes. Também esteve presente na reunião que celebrou a cooperação o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor-geral da instituição britânica, Graeme Biggar. Foto: Reprodução/Polícia Federal

PUBLICIDADE

No dia anterior, 25, o diretor brasileiro se encontrou com o comissário-geral da instituição policial mais antiga do Reino Unido, a City of London Police, Peter O’Doherty. A organização investiga fraudes, crimes econômicos e cibernéticos, e a reunião tratou do intercâmbio de policiais em áreas relevantes para as instituições dos dois países. De acordo com a PF, as atividades não criam obrigações financeiras para os governos, ficando sujeitas à disponibilidade de recursos.

O adido da PF na Embaixada do Brasil em Londres, representante da corporação no país, William Murad, e o adido-adjunto, André Vale de Salles Andrade, participaram dos eventos incentivados pela Diretoria de Cooperação Internacional, criada no ano passado pela PF para fortalecer ações conjuntas entre forças policiais internacionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.