PUBLICIDADE

Policiais do DF abandonam barreira e compram água de coco enquanto manifestantes invadem STF

Apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto

Foto do author Weslley Galzo
Por Weslley Galzo
Atualização:

BRASÍLIA – Mesmo com a crise instalada na Praça dos Três Poderes, a Política Militar do Distrito Federal continua permitindo que manifestantes transitem livremente pela área, sem nenhum tipo de restrição. Após extremistas furarem o bloqueio invadirem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, parte dos policiais abandonaram as barreiras e compravam água de coco em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Policiais militares comprar água de coco enquanto manifestantes invadem Congresso, STF e Planalto Foto: Weslley Galzo

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que “determinou que todo o efetivo da PM atue, firmemente, para que restabeleça a ordem com a máxima urgência”. Disse ainda que “criminosos não sairão impunes”. O secretário não está no País – foi para Orlando (EUA), onde também está o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Os invasores pedem a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intervenção das Forças Armadas e a volta de Bolsonaro ao poder, mesmo sem respaldo na Constituição.

Políticos criticaram o governo do Distrito Federal por não agirem firmemente contra os invasores extremistas. A presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse que o governo do DF foi “irresponsável”. “Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, afirmou.

O deputado federal Guilherme Boulos publicou um vídeo em que policiais filmavam a invasão do Congresso em vez de agir. “PM do DF permitiu absurdamente a entrada de bolsonaristas no Congresso Nacional e a aproximação ao Palácio do Planalto. Os golpistas, com ou sem farda, têm que ser responsabilizados e presos!”, escreveu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.