PUBLICIDADE

Atual prefeito lidera intenções de voto em Porto Alegre à frente de Maria do Rosário, diz pesquisa

Pelo menos 40% dos entrevistados pretende votar no pré-candidato à reeleição; a deputada federal do PT aparece em segundo lugar em todos os cenários testados

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Camim
Por Julia Camim
Atualização:

O atual prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Sebastião Melo (MDB), pré candidato à reeleição, tem entre 40% e 42% das intenções de voto no pleito de 2024, segundo a pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta segunda-feira, 1. Em quatro cenários testados, aparece em segundo lugar a deputada federal Maria do Rosário (PT), que tem entre 22% e 26% das intenções de voto.

PUBLICIDADE

A pesquisa estimulada, que apresenta aos entrevistados o nome dos pré-candidatos, demonstra que em um primeiro cenário o prefeito fica 18 pontos porcentuais a frente da parlamentar. Nesta situação, 40% dos entrevistados pretendem votar em Melo, 7% nulo ou branco e 8% não sabe.

Já a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem 7% das intenções de voto, enquanto a deputada federal Any Ortiz (Cidadania) e a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) têm 5% cada. A Comandante Nádia (PP) aparece com 4% e o deputado estadual Thiago Duarte (União) com 2%.

Em um segundo cenário, que apresenta a deputada estadual Nadine Anflor (PSDB), que tem 2% das intenções de votos, no lugar de Any Ortiz, o prefeito segue na liderança com 41%. Em seguida, Maria do Rosário tem 22%, Luciana Genro (PSOL) permanece com 7%, Juliana Brizola (PDT) 6%, Comandante Nádia (PP) 5%, e Thiago Duarte (União) novamente 2%.

Sebastião Melo (MDB) lidera pesquisa de intenção de voto na disputa à prefeitura de Porto Alegre (RS). Foto: Reprodução/Facebook Sebatião Melo

A pré-candidata Maria do Rosário apresenta sua maior vantagem, 26%, nas duas últimas situações testadas. Em uma, Melo permanece com 41%, Juliana Brizola aparece com 7%, Any Ortiz com 6% e Thiago Duarte com 2%. Já na outra, o prefeito alcança 42% das intenções de voto, Juliana Brizola 8% e Thiago Duarte e Nadine Anflor têm 3% cada.

O atual prefeito apresenta vantagem nos recortes de gênero, renda e idade feitos pelo instituto. Em relação às localidades, apenas na região que agrupa os bairros de Restinga, Ponta Grossa, Lageado, Lami, Boa Vista do Sul, São Caetano, Extrema e Chapéu do Sol, ele aparece em segundo lugar. Nesta localidade, Melo tem 30% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário tem 31%.

Segundo turno

A pesquisa testou dois cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Sebastião Melo e Maria do Rosário, o prefeito seria reeleito com 53% dos votos e a candidata teria 33% deles. 11% dos entrevistados disse que votaria branco ou nulo e 3% não soube responder.

Publicidade

Já na segunda situação, Melo venceria Luciana Genro por 55% a 29% dos votos. Os brancos e nulos somam 12% e aqueles que não sabem são 4% neste cenário.

Avaliação do governo

A gestão do prefeito é aprovada por 58% dos entrevistados e reprovada por 37%. Os que não sabem avaliar somam 5%. Já em relação à votabilidade, 22% disse que votaria com certeza em Melo, 38% poderia votar, 36% não votaria e 4% não sabe.

A avaliação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou empate entre os que a aprovam e os que a desaprovam. São 46% para cada lado, enquanto 8% não sabe responder.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.