Festa de 94 anos da Vai-Vai é encerrada antes do previsto devido a tumulto no Vale do Anhangabaú

Evento foi interrompido antes da apresentação do grupo Racionais MC’s; agremiação afirma que seguranças não conseguiram conter a invasão das catracas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A festa para celebrar o aniversário de 94 anos da escola de samba Vai-Vai estava prevista para durar toda a madrugada no Vale do Anhangabaú, mas acabou sendo encerrada por volta das 2h da manhã devido a uma confusão, pouco antes da apresentação do grupo de rap Racionais MC’s.

PUBLICIDADE

Vídeos mostram pessoas pulando as catracas e grades de proteção. Segundo a Vai-Vai, o evento teve de ser encerrado precocemente por determinação da Polícia Militar, por causa da invasão. Apresentações previstas como a da cantora Negra Li, madrinha da escola, e da bateria da própria Vai-Vai não chegaram a acontecer.

Em nota postada nas redes sociais e no site, a Vai-Vai e o grupo S1, organizadores do evento, afirmaram que os seguranças não conseguiram conter a invasão das catracas e lamentaram o ocorrido, dizendo que acataram a ordem da PM e prezavam pela segurança de todos. De acordo com a Vai-Vai, a documentação expedida pelos bombeiros e pela Polícia Militar autorizava um público de 15 mil pessoas no evento. Foram vendidos ingressos de pista e camarote.

Na internet, muitas pessoas criticaram a desorganização do evento, com afirmações de que havia superlotação e que mesmo pessoas com ingresso comprado não conseguiam passar das catracas ao apresentar o QR Code de acesso. Também houve relatos de demora para informar o público da dispersão e de que muita gente esperou por horas a retomada dos shows.

Palco da festa de 94 anos da Vai-Vai durante passagem de som; evento teve confusão e foi encerrado horas antes do previsto Foto: Reprodução / Instagram / @vaivaioficial

“Por volta de 22h30, as filas para entrar no evento estavam muito grandes, com público que já tinha ingresso e outros que foram atraídos pelo evento, para adquirir ingressos na bilheteria. Começou então uma agitação que resultou na invasão das catracas. A segurança contratada para o evento não conseguiu conter a multidão. Acionada, a Polícia Militar fez a contenção e entrou em contato com a administração do Vale do Anhangabaú, para que o evento fosse encerrado, devido ao público superior à capacidade permitida para o evento”, diz a Vai-Vai, em nota.

Ainda segundo a agremiação, quem comprou ingressos e não conseguiu entrar na festa por causa da confusão na entrada poderá solicitar o reembolso do valor.

Negra Li se manifestou em vídeo postado nas redes sociais. “Não consegui fazer meu show. Começaram a invadir a galera que não tinha ingresso. Eu estava no camarim e vi que apagou as luzes, desligaram os geradores, um caos. Infelizmente, parece que voltei no tempo. É uma pena. Eu vi quanto a equipe da Vai-Vai se mobilizou para que esse show acontecesse”, disse a cantora.

Publicidade

A Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP-SP) afirmou em nota que a PM foi acionada para conter a situação de tumulto devido à superlotação por volta da meia-noite e que, com a confusão, agiu para recuperar o controle e dispersar os participantes. Também informou que não houve detidos.

Confira as notas da Vai-Vai e da SSP-SP.

SSP-SP

A Polícia Militar foi acionada para intervir em uma situação de tumulto devido à superlotação de um evento promovido por uma escola de samba, na noite de sábado (27), por volta da meia-noite, no Vale do Anhangabaú. Ao chegarem ao local indicado, os policiais constataram a confusão e a equipe agiu prontamente para controlar a situação, resultando na dispersão dos participantes do evento. Não houve registro de detidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.