PUBLICIDADE

São Paulo acaba com restrições de horário e público da quarentena; veja o que muda

Nova fase foi chamada pelo governo João Doria (PSDB) de 'retomada segura' e vale para os 645 municípios do Estado

PUBLICIDADE

Foto do author João Ker

O governo de São Paulo encerrou as restrições para o comércio na pandemia a partir desta terça-feira, 17, como parte da “retomada segura” prevista para todo o Estado. Com isso, o Estado permite que estabelecimentos comerciais como shoppings, lojas, bares e restaurantes funcionem sem limite de horário e com 100% da ocupação presencial. De acordo com a administração João Doria (PSDB), ainda serão necessárias regras como o uso de máscara facial, o distanciamento social e os protocolos de higiene

PUBLICIDADE

Até o momento, o Estado já tem mais de 67% da população total com a primeira dose da vacina, mas menos de 30% dos paulistanos estão com a vacinação completa. Ao mesmo tempo, São Paulo também já tem casos registrados da variante Delta, mais transmissível.  E, de acordo com um estudo de previsão da Fiocruz, pode sofrer com o aumento de internações e mortes pela covid em idosos ao longo das próximas semanas. 

As novas regras valem para os 645 municípios do Estado, mas as prefeituras mantêm a autonomia de determinarem suas próprias restrições, caso achem necessário. Assim, feiras corporativas, convenções, congressos, exposições em museus e eventos sociais, como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas podem funcionar sem restrição de horário ou capacidade de público. O mesmo modelo vale para qualquer estabelecimento comercial.

Com a flexibilização do plano paulista de combate à covid-19, os bares da cidade puderam reabrir seguindo os protocolos de segurança. Foto: Alex Silva / Estadão Foto:

Casas de show que abram como restaurantes ou de outras formas autorizadas pelo Plano São Paulo serão permitidas, desde que seja possível estabelecer o distanciamento mínimo de um metro entre o público. Diretrizes específicas foram criadas para festas realizadas em buffet, entre elas, a proibição de pistas de danças e o espaçamento entre as mesas. A testagem dos participantes não será exigida, mas o governo afirma que os eventos poderão ser multados caso ocorram aglomerações. 

Continuam proibidos os shows de médio e grande porte, as competições esportivas com público e as festas em casas noturnas. O uso de máscara, o distanciamento mínimo de um metro e a adesão aos protocolos de higiene continuam obrigatórios para qualquer evento ou estabelecimento. 

O que pode funcionar sem restrição de horário ou capacidade?

  • Bares
  • Restaurantes
  • Casamentos
  • Escolas e faculdades
  • Comércio de rua e shoppings
  • Salões de beleza e barbearias
  • Academias
  • Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado
  • Serviços essenciais

Publicidade

O que continua proibido?

  • Shows de médio e grande porte
  • Festas em casas noturnas ou com pistas de dança
  • Eventos esportivos com plateia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.