PUBLICIDADE

Sobe para 52 o número de casos confirmados de novo coronavírus no Brasil

Os casos estão distribuídos por oito Estados, sendo que São Paulo lidera com 30 registros, seguido pelo Rio de Janeiro com 13

PUBLICIDADE

Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:

SÃO PAULO - Subiu para 52 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 11. Ao todo, a pasta monitora 907 casos suspeitos e já descartou 935 análises que deram negativo para a Covid-19.

Nesta tarde, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou de uma reunião da Comissão Geral na Câmara dos Deputados para atualizar a situação da doença aos parlamentares. O encontro ocorreu pouco depois de a Organização Mundial da Saúde decretar pandemia do novo vírus, com mais de 118 mil casos registrados no mundo.

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde. Foto: Adriano Machado/Reuters

PUBLICIDADE

"Agora, de uma maneira até certo ponto tardia, a OMS concorda com a posição brasileira de pandemia. O Brasil já vinha alertando para isso", disse o ministro. Mandetta também elogiou a resposta do sistema de saúde público diante da situação no País. "Nossa vigilância em saúde foi a que fez os movimentos mais antecipados", disse. "Fomos os primeiros a falar que é pandemia."

Mandetta repassou aos deputados e convidados para a comissão o planejamento do ministério para ampliar o antedimento na atenção primária. Uma das medidas é repassar a municípios até R$ 900 milhões para aumentar de 1,5 mil para 6,7 mil o número de postos de saúde com atendimento ampliado.

"O vírus é extremamente duro e deruba o sistema de saúde. Se ele [o vírus] não tem letalidade individual elevada, ele tem letalidade ao sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde. Mas ele afirma que não há "uma receita de bolo para o Brasil" e que é preciso avaliar a situação de cada Estado.

O Ministério da Saúde estima que o número de casos do novo coronavírus é dez vezes maior do que aquele que se conhece, o que ultrapassaria um milhão de pessoas infectadas.

Casos de coronavírus no Brasil por Estado

Publicidade

Alagoas: 1Bahia: 2Minas Gerais: 1Espírito Santo: 1Rio de Janeiro: 13São Paulo: 30Rio Grande do Sul: 2Distrito Federal: 2

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.