Quer plantar uma muda em frente a sua casa? Essas cidades criaram o ‘disque-árvore’

Equipe de Goiânia avalia o local e define qual a espécie mais adequada; veja municípios com ações semelhantes

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura

O crescimento da urbanização impõe desafios para manter a conservação ambiental, sendo necessário colocar em práticas ações planejadas para tornar as cidades mais sustentáveis. Desta forma, o aumento de arborização urbana significa maior qualidade de vida aos moradores, assim como uma forma de preservar a biodiversidade.

PUBLICIDADE

Em Goiânia, capital de Goiás, um programa de plantio de árvores na frente da casa dos moradores tem atraído, cada vez mais, a participação dos munícipes. O Disque-Árvore consiste em plantar mudas de árvores nativas do Cerrado em frente das residências de moradores que fazem a solicitação.

Desde que foi lançado no dia 5 de junho de 2021, na Semana Mundial do Meio Ambiente, o serviço gratuito já atendeu quase 9 mil solicitações.

“Disponibilizamos o serviço inteligente, onde por meio do acesso ao WhatsApp, o morador envia duas fotos da fachada de sua residência. Por meio delas, os nossos técnicos identificam as melhores espécies, seguindo critérios como largura da calçada, presença de fiação elétrica e proximidade de ligações hidráulicas para que o morador tenha uma árvore sem ter problemas futuros como rachaduras nas calçadas”, afirma Ormando Pires, superintendente de gestão ambiental e licenciamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia.

Em média, o pedido do morador é atendido entre três e cinco dias. Foto: Paulo José/Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

O serviço funciona em todos os momentos do ano. Em média, o pedido do morador é atendido entre três e cinco dias.

“Havendo a solicitação, encaminhamos para a equipe técnica e, na sequência, para a equipe operacional fazer o atendimento. Por meio do nosso viveiro, que fica na região norte nas imediações do campus da Universidade Federal de Goiás, disponibilizamos a muda e a nossa equipe vai até o local e faz o plantio da muda na porta da casa do morador. Ele só fica encarregado de regar a planta”, complementa o superintendente da Amma.

Atualmente, no viveiro há mais de sessenta mil mudas de ao menos 80 espécies. “A gente privilegia árvores já adaptadas ao Cerrado, onde o clima é quente e seco. Plantamos muito ipê e árvores frutíferas do bioma”, acrescenta Pires.

Publicidade

Há um mês, o mecânico Lourival Ferreira da Silva, de 64 anos, solicitou o plantio de uma árvore em frente a sua residência que fica na Rua 11, no setor Água Branca, em Goiânia. Segundo ele, recebeu todas as orientações e, agora, está cuidando da sua plantinha. “Eu fiz o pedido porque achei bacana a iniciativa para melhor a arborização da cidade”, disse ele.

Goiânia oferece serviço de plantio de mudas aos moradores da cidade Foto: Paulo José/Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

Para tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo, o município também atua em outros dois eixos. " O ‘ArborizaGyn’ envolve uma ação de grande plantio que nós fazemos em áreas degradadas da cidade, normalmente no início de novembro, quando começa o período chuvoso. Já o ‘Rearboriza’ é um programa que atende vias urbanas que têm uma escassez de árvores. Neste caso, nossos técnicos fazem o planejamento e plantam uma espécie de vegetação adequada para cada local”, reforça o superintendente da Amma.

Pires cita ainda os benefícios da arborização para a cidade. “A árvore traz sempre um grande benefício, principalmente para grandes centros onde se buscam cada vez mais a implementação de novos imóveis. Goiânia por estar localizada na região do Cerrado chega a ter até seis meses de estiagem. Desta forma, devemos cada vez mais privilegiar a arborização”, afirma ele.

Embora não cite os recursos disponibilizados, Pires acrescenta que o custo é baixo e os benefícios são grandes. “Já temos as nossas atividades rotineiras nos parques, o que fazemos é adaptar mais esta demanda. Havendo a solicitação, a van do ‘Disque-Árvore’, que está em atendimento em um parque, já atende algumas solicitações da região, otimizando, desta forma, o serviço de plantio de mudas”, finaliza ele.

Atualmente, no viveiro há mais de sessenta mil mudas de ao menos 80 espécies. Foto: Paulo José/Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

PUBLICIDADE

Para solicitar o plantio de mudas em Goiânia:

  • O munícipe faz a solicitação pelo WhatsApp (62) 9 9639-7495;
  • É direcionado a um formulário simples onde informa dados pessoais e endereço; envia-se duas fotos para a equipe do ‘Disque-Árvore’ avaliar o local e definir qual a muda mais adequada;
  • Após o local ser aprovado, uma equipe agenda e vai até a residência do morador para realizar o plantio da muda e fornecer as informações necessárias para o cuidado com a vegetação.
O fornecimento de mudas é feito pelo Viveiro Manequinho Lopes, localizado dentro do Parque do Ibirapuera. Foto: Divulgação/Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA)

Iniciativas de arborização semelhantes

Na capital paulista, a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Prefeitura de São Paulo é uma iniciativa que visa a ampliar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental. O fornecimento de mudas é feito pelo Viveiro Manequinho Lopes, localizado dentro do Parque do Ibirapuera, para munícipes e é realizado de acordo com a área permeável e critérios técnicos.

A escolha da espécie para plantio em áreas internas leva em consideração o espaço disponível e segue as normas do Manual Técnico de Arborização Urbana. Clique aqui para mais informações.

Em Suzano, o plantio envolve árvores nativas da Mata Atlântica que contribuem diretamente na restauração ecológica da região. Foto: Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano

Em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, o município, por meio das equipes do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, realizou o plantio de 2.120 árvores em toda a cidade durante o ano de 2023.

Publicidade

Lá, o plantio envolve árvores nativas da Mata Atlântica que contribuem diretamente na restauração ecológica da região. Parte da ação é realizada pelo ‘Disk Árvore’, projeto do viveiro municipal para atuar junto à população para incentivar ações de arborização.

Os moradores podem solicitar a visita de uma equipe em sua residência para analisar o local e realizar o plantio de uma muda adequada por meio do telefone (11) 4749-3943.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.