PUBLICIDADE

Turismo deve ajudar a preservar a Amazônia

Grande problema para região é falta de estrutura: faltam hotéis e voos, e preços ainda são muito altos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O turismo tem de ser visto como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A questão foi tema de um encontro promovido ontem pela Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia), na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.

 

PUBLICIDADE

Para Aristides Cury, representante da Adetur, a população que vive na floresta pode ser aliada da conservação se o turismo se tornar algo rentável para os habitantes. Foi o que ocorreu em Bonito (MS), onde os guias turísticos adotam o papel de fiscais – denunciam e impedem a pesca em lugares proibidos, por exemplo.

 

O maior problema para alavancar o turismo na região amazônica é a falta de estrutura. Em muitas cidades faltam hotéis e voos. E os preços ainda são considerados muito altos. “A Região Norte recebeu em 2007 somente 2% do turismo nacional”, diz Cury.

 

Empresários e governos estão esperançosos de que a situação melhore pelo fato de a Amazônia estar entre as 28 finalistas do concurso “Sete Novas Maravilhas da Natureza”, criado pela Fundação New Seven Wonders.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.