PUBLICIDADE

Como era São Paulo sem o Vale do Anhangabaú

Local passou por obras de remodelação pouco antes de 1920

PUBLICIDADE

 Foto: Estadão

Pouco antes de 1920, o vale passou por trabalhos de remodelação e ajardinamento, previstos em projeto aprovado em novembro de 1911, após muita discussão entre arquitetos. Com essas obras nasceu o Parque do Anhangabaú, exemplo de equilíbrio, à época, entre arquitetura e paisagismo. Já havia sobre o vale o primeiro Viaduto do Chá (inaugurado em 1892). Em 4 de janeiro de 1930, o Estado noticiou: "Cogita-se a construcção de um novo viaducto de cimento armado, no logar onde se acha o do Chá. Sob a principal area do viaducto se abrirá uma via de 50 metros em communicação directa com a avenida Anhangabaú que está sendo construída". As obras do novo viaduto foram concluídas em 1938.

O Estado de S. Paulo, 4/1/1930

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Para facilitar a ligação entre as zonas norte e sul da cidade, uma nova passagem viária modificou radicalmente a paisagem do Vale do Anhangabaú. Na década de 50 foi inaugurado o Buraco do Adhemar, passagem sob a a venida São João. Assim que foi inaugurado, no entanto, ficou conhecido pelos problemas que causava à população na época de chuvas. Em 1988, o então prefeito Jânio Quadros providenciou a construção de um túnel no lugar da passagem, na tentativa de promover maior fluxo de veículos e acabar com as enchentes.

O Estado de S. Paulo, 23/5/1942

 Foto: Estadão

Veja também:>> Como era São Paulo sem asfalto >> Como era São Paulo sem cinema >> Como era São Paulo sem estádios de futebol >> Como era São Paulo sem a Estação da Luz >> Como era São Paulo sem a Marginal do Tietê >> Como era São Paulo sem shopping Center >> Como era São Paulo sem Corpo de Bombeiros >> Como era São Paulo sem o Mercado Municipal >> Como era São Paulo sem água encanada >> Como era São Paulo sem a via Anchieta >> Como era São Paulo sem a Catedral da Sé >> Como era São Paulo sem a Avenida Sumaré >> Como era São Paulo sem iluminação pública >> Como era São Paulo sem o autódromo de Interlagos >> Como era São Paulo sem o viaduto do Chá >> Como era São Paulo sem o aeroporto de Congonhas

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.