PUBLICIDADE

Aeroporto de Porto Alegre: imagens mostram antes e depois da operação de limpeza; veja

Inundação atingiu áreas internas e externas do terminal; operações só devem ser retomadas no final do ano

PUBLICIDADE

Por Leonardo Zvarick

A operação de limpeza do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começou na semana passada, com a diminuição do nível da água. Durante aproximadamente um mês, o local teve áreas internas e externas tomadas pela enchente histórica que atingiu a capital gaúcha.

Salão do Aeroporto Salgado Filho durante enchente e após limpeza Foto: Fraport

Ainda assim, a reconstrução deve demorar. De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as operações só devem ser retomadas em dezembro.

Área inundada no interior do Aeroporto Salgado Filho Foto: Fraport

Ainda não há cálculo total dos prejuízos relacionados a equipamentos danificados ou destruídos pela inundação. Na parte de dentro, foram afetadas as áreas como embarque, desembarque, esteiras de bagagem e lojas.

Empresa responsável pela gestão do aeroporto faz operação de limpeza Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários atuaram na operação de limpeza em diferentes setores do terminal neste fim de semana para tirar a lama acumulada no chão.

Imagens de satélite do Aeroporto Salgado Filho mostram antes e depois da enchente Foto: Reproducão/Laboratório Lapis - Universidade Federal de Alagoas

Em paralelo, a Fraport realiza testes para avaliar os impactos da inundação na pista do aeroporto. A avaliação técnica deve durar cerca de 45 dias, a depender das condições climáticas. Um Raio X com as necessidades específicas deve ser concluído no mês que vem.

Imagem de 17 de maio mostra inundação que atingiu aeroporto da capital gaúcha Foto: Adriano Machado/Reuters