PUBLICIDADE

Dia 15 de Outubro é feriado?

Origem da homenagem aos professores remonta a 1827, quando foi decretada uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Isabela Moya
Atualização:

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores em todo o País. A data não é feriado nacional ou ponto facultativo, mas, tradicionalmente, as escolas não têm aula nesse dia, em homenagem aos docentes. Nos demais setores, o funcionamento ocorre normalmente.

No Estado de São Paulo, a lei nº 174, de 1948, declara o Dia dos Professores como feriado escolar, portanto não há aulas nas escolas paulistas na data. Outros Estados ou municípios podem ter suas próprias leis com relação ao dia e ao funcionamento das atividades letivas.

O Dia do Professor é feriado escolar no Estado de São Paulo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

A origem da comemoração remonta ao dia 15 de outubro de 1827, quando foi decretada uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil. Mas, foi somente em 1947, em São Paulo, que quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de paralisação para celebrar a profissão e também reivindicar melhores condições de trabalho, tendo se tornado feriado escolar no Estado no ano seguinte. A ideia se espalhou pelo País e, em 1963, a data foi oficializada nacionalmente como Dia do Professor.

Para profissionais de outras áreas, o dia 15 de outubro é um dia útil normal. Empresas, comércios e serviços públicos operam sem alterações, a menos que haja especificações locais que determinem o contrário.

Veja os próximos feriados de 2024:

  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 20 de novembro: dia da Consciência Negra (feriado nacional);
  • 24 de dezembro véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional);
  • 31 de dezembro: véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.