PUBLICIDADE

Ator de ‘Anatomia de Uma Queda’ é investigado por estupro

Justiça francesa abriu investigação por estupro contra o ator e diretor francês Samuel Theis após acusação de jovem de 27 anos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

AFP - A Justiça francesa abriu uma investigação por estupro contra o ator e diretor francês Samuel Theis, que participou do filme de sucesso Anatomia de Uma Queda, premiado com a Palma de Ouro em Cannes no ano passado.

PUBLICIDADE

O Ministério Público de Metz, no leste da França, confirmou que está em curso uma investigação preliminar após uma denúncia criminal apresentada no final de julho, à qual se seguiu uma ação civil em novembro.

O suposto estupro ocorreu no verão passado (inverno no hemisfério sul) durante a gravação do filme Je le jure (sem tradução para o português), protagonizado por Louise Bourgoin e Marina Fois e dirigido por Theis, segundo a revista cultural Telerama.

Um técnico de 27 anos disse que Theis o forçou a ter relações sexuais após uma festa com a equipe de filmagem, em um apartamento alugado pela produção.

O ator e diretor francês Samuel Theis, que lança 'Softie' nos cinemas brasileiros. CRÉDITO: Pandora Filmes/Divulgação Foto: Pandora Filmes/Divulgação

O jovem afirmou que não deu o seu consentimento para tal ato sexual, e que abandonou as filmagens poucos dias depois.

O cineasta de 45 anos declarou à AFP que realizou “sexo oral consensual” com o demandante na manhã seguinte à festa.

A produtora abriu uma investigação interna quando o técnico enviou uma mensagem de texto à Theis na qual afirmava se sentir vítima de “agressão sexual”.

Publicidade

Em um comunicado, o ator francês declarou que a investigação, que durou vários meses, não encontrou “evidências conclusivas” nem “nenhuma informação que pudesse apontar para uma má conduta”.

O diretor, entretanto, foi mantido fora da equipe durante o resto das gravações, concluindo as filmagens remotamente, através de instruções dadas por intermediários.

Theis ainda não foi interrogado pelos investigadores e disse que tomou conhecimento da queixa-crime pela imprensa, segundo um comunicado.

Anatomia de Uma Queda, dirigido por Justine Triet, acaba de ganhar dois Globos de Ouro. O filme narra o julgamento de uma mulher acusada de ter matado o marido, interpretada por Theis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.