EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Leandro Karnal lança livro ‘Para pensar e escrever melhor’ com 50 crônicas publicadas no Estadão

O autor fará sessão de autógrafos amanhã na Livraria Drummond do Conjunto Nacional

PUBLICIDADE

Foto do author Paula Bonelli
Por Paula Bonelli

Leandro Karnal lança o livro ‘Para pensar e escrever melhor’, reunindo 50 crônicas que abordam o seu processo criativo. Os textos ajudam a entender os recursos de linguagem e incentivam a escrita, sendo originalmente publicados no jornal Estado de São Paulo. Ele fará sessão de autógrafos na Livraria Drummond do Conjunto Nacional amanhã, às 19h.

Leandro Karnal Foto: Danilo Borges


PUBLICIDADE

Para o historiador e escritor, os jovens passam o dia lendo no WhatsApp e legendas no TikTok, de certa forma estão lendo bastante. O desafio, então, é uma leitura que o algoritmo não selecionou para eles, que desafie certezas.

“É importante ler ideias um pouco mais complexas do que apenas uma linha. Espantar-se com algo. O espanto é o início da boa Filosofia. A proposta de textos curtos é abrir caminho para uma leitura significativa. A crônica prepara o cérebro para saltos maiores”, declara Karnal.

“Amanhã, 23 de abril, celebramos o Dia do Livro, coincidente com a data de morte de Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega. É o momento de pensar na ferramenta generosa do livro. Escrevi as crônicas buscando a comunicação e o estímulo à leitura, jamais a unanimidade. A leitura abre portas, sempre”, conclui.

Nesta obra da editora Planeta, o lado professor de Karnal fica evidente. Os textos são organizados de forma didática em cinco blocos com dicas que orientam onde olhar, como reconhecer a profundidade do gênero e a importância dos recursos que o compõem. As crônicas apresentam cenários variados e abordam debates sobre política, esperança, conflitos e humanidade.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.