PUBLICIDADE

Dia Nacional do Livro: por que data é comemorada em 29 de outubro

Escolha tem ligação direta com a história da Biblioteca Nacional; entenda

Foto do author Redação
Por Redação

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente no dia 29 de outubro. Quem se pergunta o porquê de a data ter sido escolhida no Brasil vai encontrar uma razão diretamente relacionada com a data de fundação da nossa Biblioteca Nacional.

Temendo uma invasão dos franceses comandados por Napoleão Bonaparte, a família real de Portugal veio para terras americanas em 1807, mas, em meio à confusão, a chamada Biblioteca dos Reis, com diversos livros, acabou sendo deixada para trás na Europa. Em 1810, os livros da corte passaram a ser transportados para a nova casa da família real, o Rio de Janeiro, em ao menos três viagens marítimas.

Imagem do interior da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os livros foram inicialmente armazenados em um andar do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, sendo transferidas ao Convento do Carmo, local considerado mais adequado, pouco depois. O Decreto de 29 de outubro de 1810, que autorizou a mudança, é considerado, hoje, como a data de fundação da Biblioteca Nacional.

À época, a própria língua portuguesa era bem diferente, conforme é possível verificar no próprio texto do decreto: “Manda accommodar a Bibliotheca Real no logar onde estavam as catacumbas dos religiosos do Carmo junto à Real Capella”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.