PUBLICIDADE

Grammy 2024: brasileiros não conseguem prêmio, mas Astrud Gilberto e Rita Lee são lembradas

Mortas em 2023, elas foram homenageadas no In Memoriam durante a cerimônia de entrega do Grammy, o mais importante prêmio da música internacional

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A entrega do Grammy 2024 foi realizada neste domingo, 4 (clique aqui para ver a lista completa de vencedores e indicados). Alguns brasileiros disputavam o prêmio: Ivan Lins, Eliana Elias, Luciana Souza e o Trio Corrente, formado pelos músicos Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro. Nenhum deles, porém, conseguiu a vitória.

Astrud Gilberto ao lado de João Gilberto em foto de 1964 Foto: Reprodução/Brasil Rito e Ritmo

PUBLICIDADE

Todos disputavam na categoria de melhor álbum de jazz latino. Quem se saiu melhor foi a dupla formada por Miguel Zenón, de Porto Rico, e Luis Perdomo, da Venezuela, por seu trabalho em El Arte Del Bolero Vol. 2. Luciana e o Trio concorreram com Cometa, Ivan Lins com My Heart Speaks, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Tbilisi (Geórgia) e Eliane com Quietude. O norte-americano Bobby Sanabria completava a lista com Vox Humana.

Outra menção ao Brasil surgiu durante o In Memoriam, com homenagem a artistas que morreram ao longo do último ano, quando Astrud Gilberto foi lembrada. Sua voz foi premiada com o Grammy de melhor gravação em 1965, por The Girl from Ipanema. Ela também concorreu como melhor cantora na ocasião, mas ofi derrotada por Barbra Streisand. Astrud morreu em 5 de junho de 2023, aos 83 anos. Uma foto de Rita Lee também foi exibida na cerimônia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.