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Cliente não entende desconto e mercado para

Foto do author Márcia De Chiara

Muita especulação e pouco negócio fechado. Com essa frase, a gerente vendas da Granleste, revenda da marca GM, Ana Cristina Lorenzo Collado, resumiu o funcionamento do primeiro dia do mercado de veículos, depois da divulgação das novas listas de preços das montadoras.O que provoca essa paralisação momentânea do mercado é o fato de o consumidor não conseguir entender a diferença entre o tamanho dos descontos anunciados, na casa de 10%, e o abatimento real, que, na prática, acaba sendo bem menor. Como as concessionárias, antes da edição das medidas de segunda-feira, vinham cortando os preços de tabela para impulsionar as vendas fracas, os clientes que tinham cotado os produtos voltaram ontem às lojas acreditando que o abatimento seria sobre o preço já reduzido, explicou a gerente. E se decepcionaram porque a redução de 10% é sobre a tabela de preço anterior, que não estava sendo adotada pelas revendas por causa do enfraquecimento das vendas.Ana ilustra com números essa situação. Na semana passada, um veículo modelo Classic, com todos os descontos da revenda, saía por R$ 26.990, mas o seu preço de tabela era R$ 29.000. Agora, com a redução do IPI e o desconto dado pela montadora, o produto está cotado a R$ 26.208. Em relação ao preço de tabela o desconto é de 9,6%, mas na comparação com o preço que estava sendo adotado, a queda é de apenas 2,8%. É exatamente essa matemática que o consumidor não entende. "Hoje (ontem) gastei cerca de meia hora com cada cliente para explicar essa situação", contou Ana, lembrando que, antes das medidas, chegou a vender carros pelo preço de fábrica, só para girar os estoques. Ela acredita que, nos próximos dias, os clientes vão entender as mudanças e se beneficiar também do corte nos juros. O banco GMAC, do qual a montadora é acionista, acaba de reduzir os juros mensais de 1,29% para 0,98%."Ainda não deu o movimento esperado", afirmou Edivaldo Praxedes, gerente de vendas da Ventuno, revenda Fiat, referindo-se ao comportamento do mercado ontem. Ele disse que o consumidor está "meio desconfiado" em relação às medidas. Além da desconfiança, ontem na sua revenda foi um dia de muito trabalho interno. "Estamos separando as notas e mandando para a fábrica para faturar novamente os produtos com as novas alíquotas de IPI."

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