EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com 8% do mercado de cartões, Dock prepara novidades do Pix

Empresa planeja operar concessão de crédito por meio de sistema de pagamentos instantâneos

PUBLICIDADE

Foto do author Matheus Piovesana
Por Matheus Piovesana (Broadcast)
CEO da Dock, Antonio Soares, diz que empresa está "80% pronta" para o Pix Garantido Foto: LEO SOUZA / ESTADAO CONTEUDO

Conhecida por fazer o “chassi” para que empresas de diferentes setores ofereçam cartões de crédito aos clientes, a Dock chegou a 8% dos pagamentos feitos com cartão no primeiro trimestre, mas não vê no Pix uma ameaça a seu negócio. Pelo contrário: está com sistemas prontos para operar em modalidades de concessão de crédito através do sistema de pagamentos instantâneos, que devem avançar a partir do ano que vem.

O CEO da Dock, Antonio Soares, afirma que a empresa está “80% pronta” para o Pix Garantido, em que o banco ou fintech darão crédito ao cliente para que ele complete uma transferência caso não tenha saldo. Hoje, alguns agentes oferecem soluções similares, como as que utilizam o limite do cartão de crédito, mas a versão “oficial” ainda está em desenvolvimento pelo BC.

Volume de recursos movimentados da Dock por meio do Pix tem aumentado

PUBLICIDADE

A Dock tem 3,2% do volume movimentado através do Pix. É um volume menor que o de fintechs conhecidas do grande público e dos bancões, que em alguns casos chegam a 20%, mas em abril do ano passado, a empresa respondia por 1,2% do total. Soares afirma que o crescimento do sistema tem aumentado o interesse dos clientes da Dock por ele, em especial entre os que têm como público-alvo trabalhadores autônomos.

Em cartões, a Dock também tem crescido acima do mercado: ano passado, tinha 7% do volume da indústria. A companhia tem clientes como C6, Digio, Mercado Pago e PagBank. Soares reconhece, porém, que o Pix deve “bombar” mais com as novidades prometidas pelo BC, ao mesmo tempo em que o setor de cartões desacelera com o menor apetite de crédito dos bancos.

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 23/06/23, às 17h26.

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.