Publicidade

Entenda as diferenças entre as cotações do dólar comercial e turismo

Dólar comercial é utilizado em importação e exportação, já o dólar turismo é o dinheiro comprado em casas de câmbio por pessoas que vão viajar

Por Érika Motoda
Atualização:

As expressões “dólar comercial” e “dólar turismo” se referem à mesma coisa: à moeda oficial dos Estados Unidos, referência na economia mundial. Mas, se só há um dólar, por que existem essas duas denominações? Entenda.

Operador conta dólares em uma casa de câmbio do shopping Iguatemi, em Alphaville Foto: Clayton de Souza/ AE

Quais são os tipos de dólar?

Dólar” é o termo que se refere à moeda americana; só existe uma. 

Mas existem o dólar comercial, o dólar turismo e até o dólar paralelo. Não é?

Essas denominações se referem à forma como a moeda americana é utilizada.

Qual é a diferença?

O dólar comercial é utilizado em transações econômicas de empresas ou do governo, como importação e exportação, sem necessariamente haver a presença de dinheiro físico; enquanto o dólar turismo é o dinheiro comprado em casas de câmbio por pessoas que vão viajar para o exterior.

Publicidade

Já o dólar paralelo é uma moeda ilegal. Como não é regulamentado pelo Banco Central (BC), é normalmente adquirido por quem quer fazer alguma compra que não seja detectada pelos órgãos de fiscalização do governo.

Doleiro Alberto Youssef é uma das peças centrais da Lava-Jato e do caso Banestado Foto: Dida Sampaio/Estadão

A primeira fase da Operação Lava-Jato, por exemplo, atingiu, entre outros, o doleiro Alberto Youssef, que estava envolvido mais uma vez em esquemas de lavagem de dinheiro. Ele já havia sido investigado e processado por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro no caso Banestado.

Nesse último, Youssef fornecia o dinheiro paralelo para outros doleiros e para alguns clientes especiais. Os dólares em espécie eram trazidos do Paraguai ao Brasil em um avião que o próprio Youssef pilotava, segundo o Ministério Público Federal.

Por que o câmbio muda todo dia?

PUBLICIDADE

A cotação do dólar é regida de acordo com a oferta e a demanda. “O câmbio do dólar está com uma tendência de queda, pois há um ambiente mais propício para os negócios, o que atrai investimento internacional. E quanto mais dólar dentro do País, menor é a variação do câmbio”, explicou o professor Paulo Mello Garcias, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A cotação do dólar turismo costuma ser um pouco mais alta que a do dólar comercial porque, além de tudo, envolve os custos de administração e pessoal e lucros das casas de câmbio. 

Posso comprar dólar comercial para viajar?

Publicidade

Não.

Como verifico as cotações do dólar?

No Conversor de Moedas, no site do Banco Central, é possível comprar o valor do real brasileiro em relação às moedas de outros países, incluindo o dólar. Veja aqui

Lembrando que o câmbio informado pelo BC no portal é referente ao dólar comercial.

E onde vejo a cotação do dólar turismo?

Existem 185 instituições financeiras habilitadas pelo BC a operar no mercado de câmbio brasileiro. O valor praticado vai diferir, pois são levados em conta os custos administrativos e o lucro de cada uma. Confira aqui quais são as instituições autorizadas a operar com o dólar turismo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.