PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Veja o que você não vê

Opinião|O Papel e Importância do Contexto

Atualização:

Por Andréa Nery

PUBLICIDADE

Recentemente, facilitando uma sessão de coaching de equipes, nos deparamos com uma situação em que um dos membros estava atuando baseado em um contexto particular e individual desalinhado com o contexto real vivido pela equipe, como consequência isso estava provocando impacto na entrega e na qualidade das relações e interações internas e externas da equipe.

_________________________________________________________

CON.TEX.TO

  1. Conjunto de circunstâncias inter-relacionadas de cuja tessitura se depreende determinado fato ou situação; circunstância(s), conjuntura, situação.
  2. Conjunto de circunstâncias que envolvem um fato e são imprescindíveis para o entendimento deste.
  3. Encadeamento de ideias ou conjunto de circunstâncias que precedem ou se seguem a determinados elementos e pressupostos de um texto, aprofundando-se o significado quando de sua leitura ou análise.
  4. Conjunto de circunstâncias que envolvem uma palavra, uma frase ou um segmento de texto, e das quais podem depender seu significado e valor; encadeamento do discurso; composição, entrecho, trama.
  5. Aquilo que constitui a totalidade do texto; composição, contextura.
  6. Conjunto; todo, totalidade.

Publicidade

Michaelis - Dicionário da Língua Portuguesa

_________________________________________________________

Ampliar a visão para esta situação possibilitou reflexões individuais e coletivas relevantes, o que provocou movimentos e mudanças importantes que influenciaram as ações seguintes que assumiram na direção dos seus objetivos compartilhados.

Cada um pôde compreender que algumas de suas ações vinham motivadas por histórias e experiências passadas e que não se justificavam com os fatos atuais presentes nas situações que estavam enfrentando no dia a dia. Ao compreender o contexto atual foi ficando claro que eles eram capazes de modificar suas ações, pois suas habilidades, competências e talentos fazem parte de quem eles são e não do contexto em que estão inseridos. A forma como cada um estava interagindo é que havia gerado os ruídos indesejados.

Entender que não somos nosso contexto, mas que nos relacionamos com ele, é um passo importante que nos convida ao autoconhecimento e a trabalhar no entendimento de nossa essência, uma busca de quem somos e como respondemos nas relações presentes nos contextos que vivemos.

Publicidade

Coletivamente, a equipe entendeu a relevância de juntos construir e compreender o contexto desejado para alcançar seus objetivos, ao colocar este "novo" contexto em foco, eles o tornaram mais acessível, orientando a forma de ver as questões que estão enfrentando e impulsionando a motivação e engajamento.

PUBLICIDADE

Um exercício simples que provocou grande transformação e aumentou a capacidade de ação da equipe!

No papel de líderes trazer o contexto é essencial, através dele permitimos que exista mais autonomia nas equipes, compartilhando uma visão maior a que estamos expostos, tentando mudar modelos mentais, oferecendo perguntas que desafiam padrões e assim levando a diferentes ações e resultados.

O contexto é o pano de fundo, uma camada invisível por onde vão se entrelaçando situações e onde também residem os pontos cegos, vieses, e suposições que vão sendo criadas e que, com o tempo, são enraizadas dentro da equipe. Todos temos nossa versão da realidade e nosso modelo mental desenvolvido, que nos serviu para chegar aonde chegamos, e no qual nos sentimos confortáveis em permanecer.

Não saímos naturalmente desta zona de conforto, por isso precisamos ser estimulados a observar e mudar nossa referência, a buscar novo "enquadramento" que altere as premissas invisíveis pré-estabelecidas e afete a forma como nos relacionamos com a questão.

Publicidade

Ao lidarmos com os desafios de um ambiente de muitas mudanças e com questões complexas é preciso explorar perspectivas, e ter objetivos, propósitos e uma visão comuns que vão tecendo as conexões necessárias para que as pessoas se percebam no todo sem se perder em ações individuais. É preciso relacionar-se no momento presente, consciente da perspectiva através da qual estamos atuando.

Percebi que ao trazer mais consciência para o contexto, e apoiar a observação do seu impacto nos resultados, a visão foi ampliada e tirou a equipe da preocupação de rapidamente buscar soluções para resolver o problema, passando a buscar a compreensão mais profunda das razões e motivações por traz dos resultados que estavam alcançando.

Você já refletiu sobre o contexto que influencia suas ações e resultados? E se mudássemos esse contexto? Você reconheceria seus talentos e competências para além das circunstâncias atuais? Como isso poderia ajudar nas questões que está enfrentando hoje?

Opinião por Claudia Miranda Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.