PUBLICIDADE

Publicidade

Locadora virtual chega aos televisores

LG fechou acordo com Saraiva e NetMovies para clientes alugaresm filme via web e assistirem pela TV 

Atualização:

O serviço de locadora virtual começa a chegar aos televisores. A LG fechou um acordo com a Saraiva e com a NetMovies para que os espectadores possam assistir a filmes da internet direto no televisor, ligado na banda larga.

PUBLICIDADE

Na Saraiva, é possível alugar um filme por 48 horas a partir de R$ 1,90 (existem até algumas opções grátis), ou comprá-lo a partir de R$ 3,90. Na NetMovies, o cliente paga R$ 9,99 por mês e vê quantos filmes quiser (a biblioteca digital não inclui lançamentos).

Nos dois casos, não é preciso baixar o filme. A tecnologia é de streaming, como no YouTube, em que o conteúdo é recebido enquanto é assistido. "Estamos atualizando o software nesta semana", explicou Daniel Almeida, gerente de produtos de TV da LG. Mesmo quem já comprou os televisores da empresa com acesso à banda larga poderá usar os novos serviços, a partir dessa atualização.

Outros fabricantes, como a Samsung e a Sony, também têm televisores que se conectam à banda larga. Também nessa linha, a Telefônica começou no mês passado a oferecer, em São Paulo, o serviço On Video, em que o consumidor aluga um conversor por R$ 19,90 mensais e tem acesso à locadora virtual da Saraiva, entre outros conteúdos.

A LG tem 17 modelos com banda larga no mercado, com telas de 32 a 60 polegadas, num portfólio de cerca de 50 modelos. O modelo de 32 polegadas com banda larga custa aproximadamente R$ 2 mil. "Até o fim do ano serão 25 modelos com banda larga", disse Almeida.

Além da Saraiva e da NetMovies, a LG está incluindo o iG, o Twitter, o Facebook e o Google Maps entre os novos parceiros. Apesar da conexão à internet, o espectador não consegue navegar na web pelos televisores da LG. Ele tem acesso somente a conteúdos de parceiros. O desafio agora é incluir as emissoras de televisão nessa parceria. "As negociações estão em andamento e, nos próximos meses, teremos mais de uma emissora", garantiu o gerente da LG.

Modelo. "A Netflix é o modelo que a gente segue", afirmou Marcílio Pousada, diretor-presidente da Saraiva, referindo-se à locadora virtual americana que foi apontada como um dos principais motivos para a concordata da Blockbuster nos Estados Unidos. "Quase todos os televisores vendidos nos EUA têm Netflix", disse. Lançado em maio de 2009, o serviço de vídeo digital da Saraiva conta com mais de 2 mil títulos. "Foram feitos downloads de mais de 20 mil filmes desde o lançamento, por mais de 6 mil clientes", disse Pousada.

Publicidade

No computador, o espectador ainda precisa baixar o filme para assistir. O streaming é uma novidade criada para os televisores, e que em breve também estará disponível nos computadores.

Segundo o executivo, o principal desafio para o crescimento do serviço ainda é a velocidade das conexões. "O cliente precisa de 2 Mbps (megabits por segundo) para rodar melhor", afirmou Pousada. "Mas é melhor usar 4 ou 6 Mbps."

Um estudo da Akamai, que fornece serviços para melhorar o desempenho de sites, mostrou que, no primeiro trimestre, somente 14% das conexões brasileiras tinham mais de 2 Mbps. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.