México diz que acordo com EUA e Canadá será assinado em novembro

Assinatura acontecerá na reunião do G20, que será realizada em Buenos Aires, na Argentina, no próximo dia 30

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

CIDADE DO MÉXICO - O governo do México afirmou nesta quinta-feira, 8, que a assinatura do tratado comercial com Estados Unidos e Canadá (T-MEC) acontecerá na reunião do G-20, que será realizada em Buenos Aires, na Argentina, no dia 30 de novembro.

Ildefonso Guajardodisse que "será uma assinatura com os poderes outorgados aos ministros" Foto: Tomas Bravo / Reuters

PUBLICIDADE

O titular da Secretaria de Economia do México, Ildefonso Guajardo, disse nesta quinta-feira a jornalistas que "será uma assinatura com os poderes outorgados aos ministros e seguramente acontecerá onde coincidamos os três ministros, que será em Buenos Aires".

Desta maneira, Guajardo confirmou a presença dos seus homólogos dos outros dois países, embora tenha ressaltado que a presença dos três presidentes, Enrique Peña Nieto, Donald Trump e do primeiro-ministro Justin Trudeau, "está para ser confirmada". Além disso, lembrou que a aprovação do tratado depende do Senado mexicano, do Senado e da Câmara de Representantes dos Estados Unidos e do parlamento do Canadá.

Depois de longas e tensas negociações, o México e os Estados Unidos chegaram no final de agosto a um novo acordo comercial bilateral que deixava a porta aberta à entrada do Canadá.

Finalmente, o Canadá anunciou no último dia 30 de setembro sua incorporação, com o que o pacto seguirá sendo trilateral, respeitando a natureza do Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, na sigla em inglês), vigente desde 1994. /EFE