Publicidade

Construtora quer erguer prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú

Documento protocolado na prefeitura da cidade indica que FG Empreendimentos planeja torre de cerca de 500 metros; terreno em que empreendimento será construído pertence a Luciano Hang, da Havan

Foto do author Clayton Freitas
Por Clayton Freitas
Atualização:

A construtora catarinense FG Empreendimentos planeja erguer uma torre residencial de cerca de 500 metros de altura na cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Se o plano se concretizar, o edifício, que receberá o nome de Triumph Tower, deverá se tornar o prédio residencial mais alto do mundo. O título atualmente é do Central Park Tower, em Nova York, com 472 metros de altura, de acordo com o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, em português), uma organização sem fins lucrativos que cataloga as maiores edificações do mundo.

PUBLICIDADE

O Triumph Tower será erguido em um terreno pertencente ao empresário Luciano Hang, da Havan. Apesar de ser proprietário do terreno, ele não tem relação direta com as obras e projetos, nem com as decisões da construtora. Procurada, a FG Empreendimentos informou apenas que o lançamento da torre residencial será no segundo semestre, ainda em data a definir. A empresa não divulgou mais detalhes do projeto.

Um estudo de impacto da vizinhança sobre o Triumph Tower protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú indica que o arranha-céu será erguido em uma área de 5.916 metros quadrados, na altura do número 4.466 da Avenida Atlântica, no Centro da cidade. Ele será vizinho de outros arranha-céus: ficará a cerca de 500 metros de distância do One Tower, prédio residencial mais alto do Brasil, também da FG Empreendimentos. Com 290 metros de altura, o One Tower também foi erguido num terreno que pertencia ao empresário Luciano Hang e foi entregue em dezembro de 2022. A Avenida Atlântica também é endereço do Boreal Tower, residencial com 241 metros de altura, que fica no número 684 da via.

O documento, feito pela consultoria Koeddermann, ainda prevê que a torre única do Triumph Tower tenha 140 pavimentos e 134.036,21 metros quadrados de área construída. Estão previstos 233 apartamentos residenciais, salas comerciais destinadas à atividade gastronômica e de eventos, além de 842 vagas de garagens privativas dos moradores, distribuídas em seis pavimentos de garagens, e 126 vagas destinadas a estacionamento público, também em pavimentos inferiores.

Triumph Tower deverá ter 500 metros de altura, em busca do título de torre residencial mais alta do mundo.  Foto: FG Balneário via www.fgbalneario.com.br

O prédio ainda deverá ter quatro lajes destinados ao lazer, incluindo até uma pista de kart no oitavo andar. Pelos cálculos do estudo, serão investidos mais de R$ 323 milhões. O documento estima que a obra deve empregar cerca de 300 trabalhadores, ficando pronta em sete anos e meio.

O estudo de impacto da vizinhança é um documento elaborado por técnicos diversos, tais como engenheiros, advogados e arquitetos, e é fundamental em um processo de aprovação de qualquer empreendimento de grande porte. Ele é avaliado pelas autoridades competentes e, após análises, o órgão responsável (geralmente técnicos de um departamento ou uma secretaria municipal) estabelece quais contrapartidas o empreendimento precisa fazer para ser aprovado e sua construção começar.

Procurada, a prefeitura de Balneário Camboriú informou que o projeto ainda está em análise na Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária.

Publicidade

Gigantes

O prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura - porém, embora possua unidades residenciais, esse não é o uso predominante da estrutura, já que a maior parte é ocupada por escritórios e hotel. Por isso, o título de edifício mais alto do planeta com uso predominante para habitação fica com o Central Park Tower, em Nova York, que tem 472 metros.

Dos 10 prédios residenciais mais altos do mundo, cinco estão em Dubai, segundo o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. Outros três ficam nos EUA e a lista é complementada por edifícios para moradia na Rússia e em Abu Dhabi. No Brasil, oito dos 10 prédios residenciais mais altos foram construídos em Balneário Camboriú. Veja abaixo as listas de prédios residenciais mais altos do mundo e do Brasil.

Ranking: prédios residenciais mais altos do mundo

  1. Central Park Tower (Nova York): 472 metros
  2. 111 West 57th Street (Nova York): 435 metros
  3. Marina 101 (Dubai): 435 metros
  4. 23 Marina (Dubai): 392 metros
  5. Burj Mohammed Bin Rashid (Dubai): 381 metros
  6. Elite Residence (Dubai): 380 metros
  7. Il Primo Tower (Dubai): 356 metros
  8. The Torch (Dubai): 352 metros
  9. Neva Towers 2 (Moscou): 345 metros
  10. 875 North Michigan Avenue (Chicago): 344 metros

Ranking: prédios residenciais mais altos do Brasil

  1. One Tower (Balneário Camboriú): 290 metros
  2. Yachthouse by Pininfarina Tower 1 (Balneário Camboriú): 280 metros
  3. Yachthouse by Pininfarina Tower 2 (Balneário Camboriú): 280 metros
  4. Infinity Coast Tower (Balneário Camboriú): 235 metros
  5. Epic Tower (Balneário Camboriú): 191 metros
  6. Copenhagen (Balneário Camboriú): 190 metros
  7. Tour Geneve (João Pessoa): 182 metros
  8. Kingdom Park Residence (Goiânia): 181 metros
  9. Millennium Palace (Balneário Camboriú): 177 metros
  10. New York Apartments (Balneário Camboriú): 176 metros
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.