PUBLICIDADE

Publicidade

Presidente do BC europeu diz que aumento de juros não terminou porque inflação segue muito alta

Lagarde reconheceu que houve avanços no objetivo de restaurar a estabilidade de preços, mas reiterou que os indicadores não justificam uma “pausa” no aperto monetário.

Por André Marinho
Atualização:

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, indicou, neste domingo, 21, que a autoridade monetária ainda não terminou o processo de aumento de juros, em meio a sinais de que a inflação segue “muito elevada” na zona do euro.

Christine Lagarde indicou que BC europeu ainda não terminou o processo de aumento de juros Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa holandês Buitenhof, Lagarde reconheceu que houve avanços no objetivo de restaurar a estabilidade de preços, mas reiterou que os indicadores atuais não justificam uma “pausa” no aperto monetário.

A dirigente reforçou ainda o compromisso do BCE em se guiar pelos dados macroeconômicos. “Tantas coisas deram errados que não podemos fornecer o que chamamos de ‘forward guidance’”, comentou.

No início deste mês, o BC do bloco da moeda comum elevou os juros básicos em 25 pontos-base, o que levou a taxa de depósitos para 3,25%. Lagarde informou não ter em mente uma projeção para a trajetória futura dos juros. “O que sei é que seremos dependentes de dados”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.