PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

EUA: quase 4 milhões estão desempregados há um ano

Número é quatro vezes maior do que a média histórica do país

PUBLICIDADE

Atualização:

É a quantidade de pessoas sem emprego há pelo menos ano nos EUA

PUBLICIDADE

O mercado de trabalho americano teve uma leve melhora nos últimos meses, caindo 0,6 ponto percentual desde agosto, até ficar em 8,5% em dezembro. Mas esse número esconde uma situação dramática que ainda precisa ser enfrentada: ao contrário do que ocorria historicamente nos Estados Unidos desde pelo menos a década de 1980, hoje é comum uma pessoa levar mais de um ano para obter um emprego.

Atualmente, 3,9 milhões de pessoas, ou 29% dos desempregados, estão sem trabalho há mais de um ano nos EUA. Antes da crise, esse número dificilmente chegava a 1 milhão, mostram dados compilados pelo "Wall Street Journal".

A situação é pior em algumas das grandes cidades. Em Detroit e Atlanta, 40% dos desempregados estão nessa situação há um ano ou mais; em Miami e Chicago, 37%; em Nova York, 33%.

Se ficar um ano desempregado não é raro, passar seis meses nessas condições já é comum. Em Atlanta, Chicago e Detroit, mais da metade dos desocupados estão sem trabalho há pelo menos seis meses.

Publicidade

A boa notícia - se é que se pode dizer assim - é que a situação já foi pior. Em 2009, ano seguinte à quebra do banco Lehman Brothers e estouro da crise financeira, cerca de 4,5 milhões de pessoas ficaram em emprego por mais de um ano.

Veja outros posts da seção Número do Dia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.