
SÃO PAULO - Uma pegadinha da Black Friday espalhou-se como vírus na rede de compartilhamento de fotos Instagram. Convites espalhados por perfis falsos convidam os usuários a postar a foto da tela do celular com promoções de lojas famosas. Em troca, eles recebem a promessa de receber cartões de descontos nas compras de produtos ou serviços.
As imagens mostram telas das lojas da Apple, Riachuelo, Casas Bahia, Saraiva, Samsung e marcas famosas como Dudalina, Lacoste, Vans e outras. Milhares de usuários acreditaram e repassaram as imagens. O excesso de falsas promoções causou irritação e muita gente passou a publicar ameaças de parar de seguir quem estava publicando fotos com a palavra chave #blackfriday.
"Daqui a pouco a Petrobrás vai fazer Blackfriday de botijão de gás ou de barril de petróleo e vai ter neguinho acreditando ainda", ironizou o usuário do instagram Walex Gerke. "Você que está postando foto da black friday no instagram: desculpa, não podemos ser mais amigos", escreveu Giovanne.