EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Insights de carreira e liderança com o headhunter mais acompanhado do Brasil

Diga adeus à procrastinação: O plano de ação para um 2024 incrível

Recebi este método, inspirado no YearCompass, de um seguidor em 2021, entregue em um simples pedaço de papel, e foi um tesouro inesperado que guardo comigo até hoje

PUBLICIDADE

Foto do author Ricardo Basaglia
Por Ricardo Basaglia

À medida que o relógio marca a meia-noite, sinalizando o início de um novo ano, sentimos uma mistura de esperança e determinação. É um momento mágico, no qual o passado e o futuro parecem convergir, oferecendo-nos uma tela em branco para reescrever nossas histórias. Este não é apenas mais um ano; é uma oportunidade para reinventar quem somos e o que queremos ser. Mas como transformar esses desejos momentâneos de Ano-Novo em realidades duradouras? Como podemos garantir que nossas resoluções sejam mais do que apenas promessas ao vento?

A chave para resoluções de ano novo bem-sucedidas não reside em grandes gestos ou mudanças radicais, mas na arte de estabelecer metas pequenas, mas significativas, e na construção de hábitos sustentáveis sem deixar de lado quem e o que mais importa.

Exercício simples ajuda a moldar seus sonhos e planos para 2024.  Foto: freshidea - stock.adobe.com

PUBLICIDADE

Como podemos transformar reflexões em passos tangíveis rumo aos nossos objetivos? Neste artigo eu sugiro um exercício simples, mas que promove uma profunda introspecção, perfeito para moldar seus sonhos e planos para 2024. Este é um momento para pegar papel e caneta e iniciar uma jornada de autoconhecimento e planejamento.

Curiosamente, este ano marca o quinto aniversário de minha jornada compartilhando conteúdos nas redes sociais, podcasts, rádio e colunas, hoje alcançando quase 3 milhões de pessoas por mês. É uma jornada que começou de forma despretensiosa, mas que se expandiu de maneiras que nunca imaginei, incluindo como cheguei a este exercício para o ano novo.

Recebi este método, inspirado no YearCompass, de um seguidor em 2021, entregue em um simples pedaço de papel, e foi um tesouro inesperado que guardo comigo até hoje — aquele tipo de conteúdo que parece ter sido destilado da sabedoria dos milênios, uma relíquia de conhecimento que transcende o tempo.

Publicidade

Vamos explorá-lo juntos e ver aonde ele nos leva? Pegue papel e caneta e vem comigo!

Primeira Parte: Definindo Intenções e Superando Obstáculos

Comece escrevendo: “Em 2024, eu...”. Agora, reflita e complete as seguintes frases:

Não procrastinarei mais em: Pense naquela tarefa ou objetivo que você tem adiado. Como você pode agir para torná-lo realidade?

Vou extrair energia de: Identifique as fontes de energia positiva em sua vida. O que te energiza e te motiva?

Publicidade

Serei mais corajoso(a) quando: Considere os momentos em que você precisa ser mais ousado. O que te impede e como você pode superar isso?

Eu direi “sim” quando: Quais oportunidades você quer abraçar este ano? Em que circunstâncias você se comprometerá a dizer “sim”?

Deixo esse conselho para mim: Escreva um conselho para si mesmo, algo para lembrar durante os momentos difíceis.

Terei um ano especial em 2024 porque: Visualize o que tornará este ano memorável para você.

Segunda Parte: Criando um Ambiente Positivo e Rotinas Enriquecedoras

Publicidade

Agora, escreva “Em 2024, três coisas...” e responda:

Que usarei para tornar meus ambientes mais agradáveis: Como você pode melhorar seu espaço físico para refletir suas aspirações?

Que farei todas manhãs: Estabeleça uma rotina matinal que prepare você para um dia produtivo e positivo.

Que usarei para me motivar regularmente: Planeje atividades de autocuidado que te ajudarão a se manter motivado e feliz.

Lugares que vou visitar: Defina destinos que deseja explorar, seja para relaxamento, aventura ou aprendizado.

Publicidade

Maneiras de me conectar mais com as pessoas que amo: Pense em como você pode fortalecer seus relacionamentos mais importantes este ano.

Três presentes que vou recompensar meu sucesso: Recompense-se por suas conquistas. O que você se dará como presente?

Terceira Parte: Autoaceitação, Liberação e Conquistas

Continue com “Três coisas...” e explore:

Que amarei sobre mim: Reconheça e valorize suas qualidades únicas.

Publicidade

Das quais estou pronto para me livrar: Identifique hábitos ou pensamentos (talvez até pessoas) que não te levam mais ao seu crescimento.

Que mais quero alcançar: Defina seus objetivos mais significativos para este ano.

Que vou ousar explorar em 2024: Desafie-se a tentar novas experiências ou aprender novas habilidades.

Para as quais terei o poder de dizer “não”: Estabeleça limites saudáveis para proteger seu tempo, energia e bem-estar emocional.

E complemente com:

Publicidade

Três pessoas que serão meus pilares em momentos difíceis: Quem são seus apoios? Reconheça a importância deles em sua vida.

Quarta Parte: Planejamento Estratégico nas Principais Áreas da Vida

Finalmente, “O ano de 2024 será a respeito disso...”.

Faça um breve resumo dos aspectos mais decisivos e dos acontecimentos importantes que você espera em 2024 nas seguintes áreas:

· Família e Vida Pessoal

Publicidade

· Trabalho e Estudos

· Patrimônio e Finanças

· Amigos e Comunidade

· Lazer, Hobbies e Criatividade

· Saúde e Bem-estar

Publicidade

· Emocional e Espiritual

· Lista de Desejos

Com as metas e definições em foco, não as perca de vista. Recomendo que use papel e caneta ou um bloco de notas no celular para escrever o plano traçado até aqui e, então, revisitá-lo com frequência. O sucesso do seu plano de metas para 2024 depende da sua habilidade de se organizar, mas, sobretudo, de priorizar e manter este plano vivo na sua mente.

As resoluções de ano novo são mais do que apenas uma tradição; elas são um reflexo de nossa eterna busca por crescimento e felicidade. Ao abordar nossas metas com intenção, estratégia e coração aberto, podemos transformar sonhos em realidades tangíveis. Que este ano seja o seu palco para brilhar, aprender e evoluir. Que cada passo, por menor que seja, o leve mais perto da pessoa que você deseja se tornar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.