Publicidade

Como se tornar um CEO? Tem de fazer um curso específico? Veja o que dizem especialistas

Formação generalista, boa visão de contexto e inteligência emocional são algumas das características das lideranças no posto de comando das empresas

Por Mirella Joels

Quais são os passos que levam alguém a chegar ao cargo de CEO (Chief Executive Officer) em uma empresa? No Brasil, o cargo de CEO também é conhecido como diretor-executivo ou presidente e se refere àquele que está no topo da hierarquia organizacional.

PUBLICIDADE

É quem deve definir caminhos estratégicos junto com outros profissionais administrativos, motivar os colaboradores e ainda levar a visão de negócio para fora dos muros da empresa. A pessoa pode ficar conhecida como o rosto que representa uma marca.

Para responder à pergunta de como se tornar um CEO, o Estadão conversou com Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e com Marco Tulio Zanini, professor pesquisador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ebape).

Como se tornar um CEO? É recomendável ter formação generalista, boa visão de contexto e inteligência emocional, dizem especialistas Foto: DIV

Apesar de não haver uma fórmula ou um caminho certeiro, existem habilidades que, quando exercitadas, podem auxiliar na conquista do cargo. Confira as dicas:

Como se tornar um CEO?

1. Tenha formação generalista, mas saiba ampliar o conhecimento

Não precisa ser especialista em alguma área, mas o conhecimento básico em várias pode ajudar a ter mais liberdade na hora de negociar e tomar decisões em conjunto com o conselho administrativo da empresa.

Para o presidente da ABRH, Paulo Sardinha, o CEO é geralmente um profissional generalista, que precisa saber um pouco de tudo, como finanças e logística.

“Ele vai ter uma formação, seja em administração, engenharia, ciências humanas, mas isso não basta. Ele precisa ampliar a gama não só de habilidades, mas de conhecimento”, ressalta.

Publicidade

Marco Tulio Zanini observa que saber o básico de finanças é um ponto crucial, visto que muitas corporações ainda são apegados à linguagem dos números.

2. Exercite a inteligência emocional

Qualquer pessoa pode se beneficiar do desenvolvimento da inteligência emocional, mas se você almeja se tornar CEO, é importante que desenvolva essa habilidade antes mesmo de chegar ao cargo.

Pense nisso como um diferencial que pode valorizar sua trajetória e ainda impactar positivamente nas relações com colegas de trabalho e equipes subordinadas.

3. Tenha visão de contexto

Saiba quais são os novos movimentos tecnológicos, econômicos e políticos, principalmente dentro da área de atuação da empresa.

“Se você faz uma boa leitura de contexto, você consegue se planejar mesmo dentro da instabilidade”, afirma Zanini.

Ele ainda aconselha que o profissional saiba definir um bom planejamento estratégico e usufrua dessa visão para decidir quando lançar um novo produto.

De acordo com Sardinha, essa prática enfatiza uma característica valiosa no CEO: a capacidade de transitar diante dos problemas e das oportunidades.

Publicidade

4. Prepare seus sucessores

É esperado que a empresa tenha continuidade, por isso um grande diferencial de quem quer ser CEO é ter uma mentalidade de liderança com foco em preparar sucessores.

É preciso transmitir conhecimento e saber comunicar muito bem qual é o desempenho esperado de cada um.

5. Faça networking

Ampliar as relações ajuda o profissional a construir repertório e conhecer novas visões de negócio. Para Zanini, essa busca por conexões tem dois pontos positivos: “Você é percebido no mercado de CEO, quase como entrar em um clube, e desenvolve uma visão consolidada sobre o que está acontecendo ao seu redor”.

Outras dúvidas frequentes sobre CEO

Ter um MBA é essencial para se tornar CEO?

É uma alternativa, afinal, um CEO também pode ter mestrado ou doutorado. Zanini declara que o MBA era mais cobrado no passado. “Pode até ser valorizado se feito em uma boa escola de negócios, mas hoje não é um pré-requisito”.

Em qual setor é mais fácil de se tornar um CEO?

De acordo com Zanini, o setor de serviços em geral é o que mais emprega e o que mais cresce. “Hoje, provavelmente, é o que mais demanda pessoas com habilidades de encontrar respostas rápidas e que tenham visão de contexto”, afirma.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.