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Tuiteiros viram garotos-propaganda

Numa onda que invade sorrateiramente a web, anunciantes contratam tuiteiros com milhões de seguidores para divulgar marcas nas redes sociais

Não é tarefa fácil decifrar se a mensagem publicada no Twitter é ou não parte de uma campanha publicitária. Há citações herméticas, sob o codinome de hashtag, que só os iniciados decodificam. Afinal, quem vai associar de bate-pronto que a frase "#podeser" é uma referência ao refrigerante Pepsi? Para tal, é preciso conhecer a campanha criada pela agência AlmapBBDO, que utiliza essa assinatura.A mesma situação se repete para as hashtags #algoestanoar (Citroën), #itaucardracha (Itaú) e #xtreme (Telefônica). São formas que os anunciantes encontraram para potencializar seus investimentos em marketing, atingindo consumidores nas mídias sociais. O comediante Rafinha Bastos, considerado um dos mais influentes do mundo no Twitter, admitiu, em entrevista à revista americana Wired, que recebeu US$ 4 mil para tuitar a hashtag #podeser. A agência de propaganda AlmapBBDO não comentou o assunto. Essa resistência em assumir o uso do microblog como mídia se justifica pela ideia cultivada pelos usuários de que os comentários só são críveis se forem espontâneos. Mas a manipulação comercial é um fato, embora tuiteiros que cobram para divulgar mensagens publicitárias prefiram esconder o jogo. É uma relação tumultuada que, no Brasil, ganhou impulso quando o apresentador Marcelo Tas tuitou para a Telefônica mensagens relacionadas ao produto Xtreme, um serviço de vídeo sob demanda. Luciano Huck, outro muito visado por seus quase 3 milhões de seguidores, diz que o Twitter dele não está aberto a planos de mídia. A exceção teria sido a parceria com o Itaú. "Recebi o pedido de uma neta querendo ajuda para custear a festa de 100 anos da avó. Pedi ajuda ao Itaú. E assim, sem querer, nasceu a ideia da promoção #itaucardracha. Achei que seria bacana fazer a primeira promoção do mundo ancorada só no Twitter e que, de quebra, ajudaria muita gente. Ou seja, meu Twitter não está comercialmente aberto. Mas uma ideia "fora da caixa" como esta vale pelo ineditismo", explica Huck.Liderança. A montadora francesa Citroën, que, com mais de dez mil seguidores no Twitter, ganhou a liderança nessa mídia frente às concorrentes, assume o uso da ferramenta. Já pagou por tuítes e desenvolve recorrentemente estratégias de contato via redes sociais. O blogueiro Felipe Neto, que ganhou fama nesse canal, foi divulgador da campanha #algoestanoar da montadora para lançar o modelo Aircross. Segundo Marcel Buainain, coordenador de marketing da Citroën, tuiteiros com boa audiência cobram entre R$ 1 mil e R$ 4 mil por pacotes de tuítes."Raramente os comentários de celebridades são desinteressados", pondera Abel Reis, presidente da agência Click Isobar, a pioneira do País em mídias online. "Os contratos devem ser semelhantes ou iguais a contratos tradicionais de publicidade para a cessão de imagem. "As métricas para dimensionar os resultados dessas ações, como explica Reis, levam em conta o número de retuítes (o reenvio de mensagens por outro tuiteiro) que determinado comentário gerou, a quantidade de seguidores impactados, as conversações que se desenvolveram em torno da marca e ainda o crescimento do número de seguidores do perfil da marca depois da ação específica. O Twitter é tido hoje como uma espécie de termômetro na internet e, por isso mesmo, virou moda medir quais são os assuntos que lideram o ranking diário do microblog, o Trending Topics. Atenta a esse movimento, a agência de propaganda Loducca criou um canal para repercutir os assuntos mais comentados.Batizado de TwitTV, o site possibilita o cruzamento das hashstags do Twitter com imagens correlatas que estão sendo veiculadas no portal de vídeos YouTube, na internet. "Com isso, estamos colocando o poder de um diretor de programação nas mãos da audiência", diz Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca. "Essa liberdade colaborativa é a essência da internet. Para nós, é uma demonstração do potencial dos conteúdos criativos que nos cercam e que podemos aproveitar em ações para nosso clientes." AS MARCAS NOS TUÍTES @MarceloTas 1,338 MILHÃO DE SEGUIDORES"#xtreme "Plastiscines", sensacional banda de garotas. veja antes que acabe. elas brigam rápido; -)"@huckluciano 2,877 MILHÕES DE SEGUIDORES"abriu um abismo entre eu e minha patroa aqui em casa... #itaucardracha uma reconciliação de R$ 300 a luz de vela!"@felipeneto 1,013 MILHÃO DE SEGUIDORES"http://twitcam.com/xqfb - Felipe Neto ao vivo, sem pudor nem lantejoulas #algoestanoar"@rafinhabastos 1,881 MILHÃO DE SEGUIDORES"sua irmã ir p/ um intercâmbio de seis meses: Ruim. Receber na sua casa, em troca 2 gêmeas suecas #podeserincrivel"

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