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Opinião|Crianças usam cartas para fortalecer laços de carinho e amizade

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Por Natália Venâncio

Estudantes de instituições de ensino Maristas das duas cidades deixam de lado os aplicativos de mensagens e usam os Correios para se corresponder 

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As crianças da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano estão se correspondendo com alunos do Marista Escola Social Lar Feliz, localizado na cidade de Santos (SP). O conteúdo, apoiado e supervisionado por docentes de ambas instituições de ensino, se baseia na troca de experiências, nos hábitos e na curiosidade pelo jeito de ser de cada um.

Desde que nascem, as crianças estão em contato com o mundo letrado e interagem com ele por meio da brincadeira. Ao começar a ter contato com a escrita e a leitura, os alunos passam a compreender que ambas são um elo de comunicação entre as pessoas, fazendo uma importante e fundamental função social. O primeiro passo desse projeto foi a gravação de um vídeo em que as crianças se apresentam e falam sobre seus gostos e preferências. No passo seguinte, aconteceu uma reunião online em que elas puderam, enfim, se conhecer melhor, mesmo que a distância. Por fim, foi escrita uma carta coletiva que, inclusive, chegou a ser levada até uma agência dos Correios pelos próprios autores e suas professoras.

 

As educadoras Aline Maahs da Silva e Naya Braz de Oliveira e Silva estimulam a turma que está em Santos. Vanessa Pugliesi Riccetti e Cristiane Santos de Souza são as responsáveis pelos pequenos do Arquidiocesano.

Uma carta foi escrita em duplas pelos alunos do Marista Arquidiocesano, reforçando essa amizade sincera e verdadeira, construída com pessoas "de longe", de realidades diferentes, mas com muitos sonhos em comum.

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"Esta troca de correspondências auxilia as crianças a exercitar a paciência, já que a resposta por carta não é imediata, como um aplicativo de mensagens instantâneas. Destacamos, ao longo do projeto, a importância de criar contextos necessários, reais e significativos para práticas de leitura e escrita, ou seja, acreditamos que ler e escrever é atribuir significado e dialogar com seu entorno", explica a professora da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Vanessa Pugliesi Riccetti.

"A leitura e a escrita pressupõem um processo de comunicação; é dar e buscar sentido às propostas cotidianas. Contudo, o mais importante é incentivar que elas possam compreender como é essencial o valor do afeto para uma convivência saudável", complementa a docente.

Opinião por Natália Venâncio
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