Por Fernanda Flores, direção da Vila das Infâncias
Neste período do ano, nossa escola recebe a visita de muitas novas famílias procurando a continuidade escolar para suas filhas ou filhos nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. E claro, um tema de interesse esperado é o da Alfabetização.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WSPGQI4WMRIU5CQNFPT5KNZNNM.jpg?quality=80&auth=5cf86530693d6056b505fe5a67619817255ae33c215463219240787db732357d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WSPGQI4WMRIU5CQNFPT5KNZNNM.jpg?quality=80&auth=5cf86530693d6056b505fe5a67619817255ae33c215463219240787db732357d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WSPGQI4WMRIU5CQNFPT5KNZNNM.jpg?quality=80&auth=5cf86530693d6056b505fe5a67619817255ae33c215463219240787db732357d&width=1200 1322w)
A Escola da Vila é reconhecida pela construção de uma prática alfabetizadora estruturada e coerente com os princípios do construtivismo, isso porque, nessa concepção, está em jogo entender as crianças, desde cedo, como leitoras e escritoras, que produzem ideias, pensamentos e expressam suas curiosidades, reconhecendo que trilham percursos singulares em seu processo de aprendizagem.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/YID2HYTYCVODZLUISGWM7N4YD4.jpg?quality=80&auth=9ac9a3d1bfa91298cdfbfb81e57cc61f6dd29bcb84ae72096978bec27fbd633d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/YID2HYTYCVODZLUISGWM7N4YD4.jpg?quality=80&auth=9ac9a3d1bfa91298cdfbfb81e57cc61f6dd29bcb84ae72096978bec27fbd633d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/YID2HYTYCVODZLUISGWM7N4YD4.jpg?quality=80&auth=9ac9a3d1bfa91298cdfbfb81e57cc61f6dd29bcb84ae72096978bec27fbd633d&width=1200 1322w)
Escrever é necessário mesmo antes de saber fazê-lo de forma convencional, pois é a prática recorrente da escrita que mobiliza pensar sobre como organizar um texto para que este comunique uma ideia.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/FWBCNZ26XZKAZNCGZYSLSXVCMQ.jpg?quality=80&auth=885fe80d73c87f146cdb1f5da4b7f30d0a453cade6fffb7ec7f15922bb98e929&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/FWBCNZ26XZKAZNCGZYSLSXVCMQ.jpg?quality=80&auth=885fe80d73c87f146cdb1f5da4b7f30d0a453cade6fffb7ec7f15922bb98e929&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/FWBCNZ26XZKAZNCGZYSLSXVCMQ.jpg?quality=80&auth=885fe80d73c87f146cdb1f5da4b7f30d0a453cade6fffb7ec7f15922bb98e929&width=1200 1322w)
Fazê-lo em pares, comparar, conversar sobre escolhas, receber ajudas ajustadas aos desafios do percurso, são todas ações que põem em jogo as ideias que cada criança tem a cada momento sobre essa representação. Na cooperação intelectual promovida pela professora ou pelo professor e a partir de algumas condições didáticas, é que vemos a potência de um ambiente alfabetizador integral e de avanço, ao mesmo tempo coletivo e singular.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WGM6EXIOSRNG5BF2XKSHZDEZNI.jpg?quality=80&auth=7481b50ddcd27636aebb8bea846924b46c96c80382f924b4fab110f4cc9faf39&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WGM6EXIOSRNG5BF2XKSHZDEZNI.jpg?quality=80&auth=7481b50ddcd27636aebb8bea846924b46c96c80382f924b4fab110f4cc9faf39&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WGM6EXIOSRNG5BF2XKSHZDEZNI.jpg?quality=80&auth=7481b50ddcd27636aebb8bea846924b46c96c80382f924b4fab110f4cc9faf39&width=1200 1322w)
Numa sala de aula, os mais diferentes saberes sobre a escrita e a leitura estão em circulação, e é tarefa da escola proporcionar essa diversidade e favorecer conquistas por parte de todos e todas, seus alunos e alunas, ao mesmo tempo mantendo um ambiente no qual cada criança, vá confiando em si mesma, reconhecendo seus avanços.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/43QCLS3A3RLCVLSAMZSG35GL4E.jpg?quality=80&auth=ac24fac2995ee61e4d36372328c058cc6321d3773079cf09dc5a8029045f2831&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/43QCLS3A3RLCVLSAMZSG35GL4E.jpg?quality=80&auth=ac24fac2995ee61e4d36372328c058cc6321d3773079cf09dc5a8029045f2831&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/43QCLS3A3RLCVLSAMZSG35GL4E.jpg?quality=80&auth=ac24fac2995ee61e4d36372328c058cc6321d3773079cf09dc5a8029045f2831&width=1200 1322w)
Para tanto, a escola que vê na criança a inteligência de quem produz antes de sabê-lo conforme as regras do mundo adulto precisa promover em sua equipe de professores alfabetizadores um amplo conhecimento sobre as práticas de linguagem e sobre a língua propriamente.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZHZRCBAB25IEBIPVBUIA7UQJAY.jpg?quality=80&auth=f510576b98e4ba819bc13e1bce11fcb886808bc4084ec0dc079000254d3a194c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZHZRCBAB25IEBIPVBUIA7UQJAY.jpg?quality=80&auth=f510576b98e4ba819bc13e1bce11fcb886808bc4084ec0dc079000254d3a194c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZHZRCBAB25IEBIPVBUIA7UQJAY.jpg?quality=80&auth=f510576b98e4ba819bc13e1bce11fcb886808bc4084ec0dc079000254d3a194c&width=1200 1322w)
Precisa, também, promover o conhecimento das pesquisas que podem nortear nosso olhar sobre os processos de aprendizagem e sobre as práticas sociais que são significativas e, ainda, ampliar as possibilidades de a equipe entender e analisar as respostas e as produções das crianças a cada tempo.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QDNF7EEDLJMY5IBC6X6UMQGVEA.jpg?quality=80&auth=58ff5fe4d0284aba3f8f54bbd202ffab11a1c9cb142f538a1906497cc702b5bf&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QDNF7EEDLJMY5IBC6X6UMQGVEA.jpg?quality=80&auth=58ff5fe4d0284aba3f8f54bbd202ffab11a1c9cb142f538a1906497cc702b5bf&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QDNF7EEDLJMY5IBC6X6UMQGVEA.jpg?quality=80&auth=58ff5fe4d0284aba3f8f54bbd202ffab11a1c9cb142f538a1906497cc702b5bf&width=1200 1322w)
Em síntese, para realizar boas intervenções didáticas promotoras da diversidade, cuidadosas com os diferentes ritmos, e assim favorecer qualitativamente os processos de aprendizagem de todas as crianças, a Vila investe muito na formação de sua equipe, nos intercâmbios com pesquisadores de referência e na produção de saberes pedagógicos que compartilhamos com outras escolas via o Centro de Formação da Vila.