![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3G32DVXEDRJELJK3A52IJGYBVE.jpg?quality=80&auth=dcbef271444d9e4aa8d9f3dd4cc6da4dfd273177d758557992dbf53addf66351&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3G32DVXEDRJELJK3A52IJGYBVE.jpg?quality=80&auth=dcbef271444d9e4aa8d9f3dd4cc6da4dfd273177d758557992dbf53addf66351&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3G32DVXEDRJELJK3A52IJGYBVE.jpg?quality=80&auth=dcbef271444d9e4aa8d9f3dd4cc6da4dfd273177d758557992dbf53addf66351&width=1200 1322w)
Por Fernanda Flores, Direção da Vila das Infâncias
A experiência mundial da pandemia trouxe muitos desafios para enfrentarmos e a necessidade de fechamento das escolas fez com que inúmeras crianças e jovens vivessem, por quase dois anos, uma escolaridade parcial.
O isolamento social, sabíamos nós, teria um impacto incontornável nas experiências infantis e da adolescência. O confinamento, a perda do espaço público e social que a escola representa, somado ao excesso de telas e a sobrecarga também vivida por muitos responsáveis, mães e pais, foram fatores que mobilizaram diferentes experiências nesse período.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RF3QGYE4W5ONTHEPHRUUMKAZ4M.jpg?quality=80&auth=f68c5498171a74c0eeb18005654a213db516f50f7daae5632a232ac5211dcda5&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RF3QGYE4W5ONTHEPHRUUMKAZ4M.jpg?quality=80&auth=f68c5498171a74c0eeb18005654a213db516f50f7daae5632a232ac5211dcda5&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RF3QGYE4W5ONTHEPHRUUMKAZ4M.jpg?quality=80&auth=f68c5498171a74c0eeb18005654a213db516f50f7daae5632a232ac5211dcda5&width=1200 1322w)
Na Escola da Vila, já vínhamos pensando na necessidade de ter respostas mais concretas às necessidades de uma formação integral, com vivências amplificadas no ambiente escolar, compreendendo o papel socializador desse ambiente na formação ampla e diversificada das crianças e jovens na construção de uma cidadania consciente e comprometida com o bem comum.
Com a pandemia, nos vimos ainda mais responsáveis, como instituição escolar, a fazer frente a essas necessidades e, uma nova organização do tempo na escola se concretizou com a ampliação da jornada escolar para as crianças e jovens.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GQPTKOPXHFITRDDZQLKXOIDD5Y.jpg?quality=80&auth=70b93820da96fb5ca8f24b6683367f62b023463d29a9658cd7d05795ece5c928&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GQPTKOPXHFITRDDZQLKXOIDD5Y.jpg?quality=80&auth=70b93820da96fb5ca8f24b6683367f62b023463d29a9658cd7d05795ece5c928&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GQPTKOPXHFITRDDZQLKXOIDD5Y.jpg?quality=80&auth=70b93820da96fb5ca8f24b6683367f62b023463d29a9658cd7d05795ece5c928&width=1200 1322w)
Por que estar mais tempo juntos na escola?
Estar mais tempo juntos acaba por ser a consequência de uma escolaridade que busca equilibrar o estudo acadêmico de profundidade, com a criatividade, as questões contemporâneas sobre as quais as crianças e jovens precisam pensar seu mundo, as vivências sociais, o cultivo das amizades, além de possibilitar as explorações espontâneas e curiosas em uma ampla gama de situações.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RKFRMX55GBJJ3CH6JEUBEOP6GA.jpg?quality=80&auth=4b4b4d932ac1e16396accddb0cbc2703ab81564cccf1a458abb3ea8183fcd013&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RKFRMX55GBJJ3CH6JEUBEOP6GA.jpg?quality=80&auth=4b4b4d932ac1e16396accddb0cbc2703ab81564cccf1a458abb3ea8183fcd013&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RKFRMX55GBJJ3CH6JEUBEOP6GA.jpg?quality=80&auth=4b4b4d932ac1e16396accddb0cbc2703ab81564cccf1a458abb3ea8183fcd013&width=1200 1322w)
Ao visarmos a integralidade das experiências na Vila e ampliarmos o tempo da jornada escolar, priorizamos alguns aspectos, entre os quais:
Considerando que a finalidade educativa da escola é a formação integral e o desenvolvimento de diferentes competências, capacidades e habilidades, em várias dimensões da vida - intelectual, afetiva, física, social e interpessoal - a Escola da Vila em tempo ampliado dá respostas mais efetivas para este propósito educativo, pois permite um tempo maior para investimento formativo e o uso de uma variedade mais ampla de modalidades metodológicas implicadas nos processos de ensino e aprendizagem.
Mais tempo para a socialização, mais tempo de estudo, mais tempo de brincadeiras...mais tempo para viver a escola!