PUBLICIDADE

ProUni: resultado da primeira chamada será divulgado nesta quarta

Estudante não aprovado concorrerá automaticamente a uma vaga na 2ª lista de convocação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para todos (ProUni) de 2022 será divulgado nesta quarta-feira, 2, e poderá ser conferido no link http://prouni.mec.gov.br/. Estudantes não aprovados concorrerão automaticamente a uma vaga na 2ª convocação, com divulgação marcada para o dia 21 de março. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda. 

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. O programa aceita inscrições dos estudantes que tenham cursado ensino médio em escola pública ou privada, mesmo sem bolsa de estudo, desde que sejam atendidos os critérios socioeconômicos. E também de pessoas com deficiência e professores da escola pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

O candidato que não for aprovado na 1ª chamada concorrerá a uma vaga mais uma vez, automaticamente, na 2ª convocação, cuja lista sairá em 21 de março. Caso ainda não seja selecionado, terá a opção de manifestar interesse na lista de espera, em 4 e 5 de abril, pelo site do programa.

Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Confira o calendárioResultado da primeira chamada: 2 de marçoComprovação de informações: 3 a 14 de marçoResultado da segunda chamada: 21 de marçoComprovação de informações: 21 a 29 de marçoLista de espera: 4 e 5 de abrilResultado: 7 de abrilComprovação de informações: 8 a 13 de abril

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.