Relógio de pulso de Adolf Hitler é leiloado por 1,1 milhão de dólares

Acessório possui uma suástica e tem as iniciais 'AH' gravadas

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Relógio teria sido um presente dado a Adolf Hitler em 1933. Foto: Alexander Historical Auctions/ ANSA

A Alexander Historical Auctions, uma casa de leilões de Maryland, vendeu um relógio de pulso que pertencia a Adolf Hitler por 1,1 milhão de dólares.

PUBLICIDADE

De acordo com a emissora norte-americana ABC, o relógio é caracterizado pelas presenças das iniciais "AH" e de uma suástica. A pessoa que adquiriu o acessório não foi revelada.

Em uma carta aberta, que foi assinada por mais de 30 líderes judeus, o leilão foi definido como "abominável". Além disso, todos os participantes da manifestação pediram para que o item não fosse comercializado.

A casa de leilões dos Estados Unidos, por sua vez, disse à imprensa alemã que seu objetivo era apenas preservar a história, e que vários itens vendidos anteriormente foram mantidos em coleções particulares ou doados a museus do Holocausto.

Segundo uma avaliação feita pela Alexander Historical Auctions, o relógio foi dado como um presente de aniversário a Hitler em 1933, ano em que se tornou chanceler da Alemanha. O acessório teria sido levado como lembrança quando soldados franceses invadiram o Berghof, antiga casa refúgio do líder nazista em Obersalzberg.

A casa de leilões acredita que o relógio foi revendido algum tempo depois e passado por várias gerações até hoje. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.