PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Beleza para homens, sem complicação

Opinião|A Comporta está na moda

Conheça um refúgio, em pleno Alentejo, onde cuidar do corpo e da mente é uma prioridade

PUBLICIDADE

Por Glauco Junqueira
O Aura SPA destaca-se pela simplicidade de elementos utilizados nos tratamentos ( Foto: Divulgação)

E aí, beleza?

PUBLICIDADE

Imagine um cenário paradisíaco com lagoas secretas, dunas selvagens, arrozais extensos e quilômetros de praias de areia dourada da costa atlântica... some-se a isso o inconfundível charme das vilas de pescadores, a deliciosa e confortante gastronomia alentejana, os vinhos e os inúmeros alojamentos locais que fazem deste lugar um verdadeiro must go.

A Comporta está para Portugal assim como Trancoso ou Fernando de Noronha estão para o Brasil: um misto de praia, campo, montanha, resorts ou pequenos hotéis hippie chics. Um verdadeiro convite a um retiro no meio do verde, no meio do nada.

A paisagem bucólica e a calmaria fazem da Comporta um lugar especial ( Foto: Divulgação/Independente)

 

Todavia, um projeto especial em forma de retreat (ou retiro) surge com um novo conceito de bem-estar para locais e viajantes que se destaca dos demais.

Inaugurado em agosto de 2023, o Independente Comporta é o primeiro hotel não-urbano do Grupo Independente - que conta com hotéis em Lisboa e no Porto - e apresenta uma proposta inovadora na Comporta.

Publicidade

Há aproximadamente uma hora de carro de Lisboa, a Comporta tem vindo a afirmar-se como um dos spots mais cobiçados da Europa. Um lugar para desconectar e para aproveitar a simplicidade da vida e tudo o que tem de bom...

O estilo arquitetônico e paisagístico foi inspirado nas aldeias portuguesas ( Foto: Divulgação/Independente)

Inspirado nas aldeias portuguesas, o Independente Comporta apresenta um cenário de 12 hectares que promove o bem-estar da mente e da alma. O projeto visa promover a união entre locais e viajantes, construindo assim uma comunidade global de pessoas com ideais semelhantes.

Com uma atmosfera ideal para desconectar, mas com burburinho citadino suficiente para garantir alguma diversão, a propriedade inclui 34 villas - desde estúdios a casas com 5 quartos - e 40 quartos de hotel; dois restaurantes, um bar e um salão multiusos - o Casão. A decoração imprime um estilo boho chic, mas descontraído, que coloca a tradição e o artesanato português em evidência. Os pavimentos dos quartos e do hotel são também artesanais, seguindo as técnicas decorativas tradicionais da região. As obras de arte estão presentes sob a forma de tapetes suspensos, feitos por tecelões alentejanos, que criaram padrões especialmente concebidos para o hotel para "vestir" as paredes de todos os quartos, utilizando técnicas tradicionais. Os jarros e as canecas em grês são, também, portugueses.

Um dos pilares do Independente Comporta é a sustentabilidade, desde as madeiras certificadas até os tapetes de garrafas pet recicladas ( Foto: Divulgação/Independente)

Tudo tem uma pegada sustentável, desde as peças de decoração de madeira certificada, passando pelos tapetes dos quartos feitos de garrafas pet recicladas, até os amenities da marca 8950 - uma linha de produtos saudáveis para a pele, em embalagens sem plástico, cuja produção tem em conta a preservação das plantas recolhidas e a ausência de pesticidas no cultivo.

A oferta gastronômica do Independente Comporta promove os melhores sabores e produtos locais, acompanhados por uma seleção criteriosa de vinhos portugueses. O Maroto (o restaurante principal) tem uma abordagem despretensiosa e original, com foco no produto - local e sazonal.

Publicidade

A piscina do Independente Comporta tem um bar/restaurante e serve refeições leves ( Foto: Divulgação)

Já o Bóia - o bar e restaurante da piscina - apresenta uma culinária despretensiosa e leve, como pizzas e calzones assados em forno de lenha, saladas, sopas e hambúrguer, além dos coquetéis de autor e sucos naturais. Ideal para uma refeição rápida enquanto desfruta da bela piscina do hotel, com os sobreiros como pano de fundo e calmaria típica da Comporta.

PUBLICIDADE

O Aura SPA - um healing retreat - destaca-se pela simplicidade de elementos utilizados nos tratamentos e decoração sóbria. Prestando homenagem aos ingredientes naturais da região costeira alentejana, destacam-se os tratamentos faciais e de cuidados corporais à base de arroz, sal e areia -, juntamente com as Massagens de Assinatura Aura. Tem também tratamentos terapêuticos centrados na energia, tais como a cura através do som, Shiatsu e massagens Ayurvédicas Sindhu. A piscina interna aquecida é um dos pontos altos do espaço, seja para relaxar antes de um tratamento ou após uma massagem.

Para complementar a busca por um estilo de vida saudável, o Aura Spa também oferece osteopatia e aconselhamento nutricional. E, para aqueles que querem manter-se ativos, mesmo em período de férias, há sessões pilates e yoga.

As praias de areia dourada e extensas da Comporta são um cenário perfeito para as férias ( Foto: Divulgação/Independente)

Num futuro próximo o hotel apresentará uma programação diversificada (algumas experiências, como aulas de yoga, ecobikes, pilates, passeios de barco, entre outros já estão disponíveis) e incluirá cinema, concertos intimistas, um mercado de produtores locais, um quiosque com imprensa nacional e internacional, uma coffee station com café "to go", uma loja de produtos e vinhos selecionados, piscinas e um pequeno parque de aventuras para crianças.

E como se isso tudo não bastasse, existem ainda muitas outras experiências e atividades que podem ser agilizadas pelo hotel, tais como aulas de surf, stand up paddle, andar a cavalo pelas belas praias da região, fazer um piquenique e andar de kayak.

Publicidade

Este tipo de turismo, de oferecer experiências inesquecíveis aos hóspedes, de oferecer qualidade e bem-estar, e não quantidade, de ser de fato um 'retiro' - quase que espiritual -, venceu.

Fica a sensação de sossego, de estar longe de tudo - e perto, ao mesmo tempo -, de uma total e instintiva sensação de isolamento e de 'mundo à parte'.

Opinião por Glauco Junqueira
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.