RD Congo recebe torcedores ‘de fora’ na Copa diante de restrições do governo americano
Seleção africana empata com Portugal na estreia e surpreende o Grupo K.
Gerando resumo
A República Democrática do Congo estará reforçada para o jogo contra a Colômbia, nesta terça-feira, no México, pela segunda rodada do Grupo K da Copa do Mundo. O retorno de Michel Kuka Mboladinga, torcedor-símbolo do país, é a principal novidade. Ele havia desfalcado a torcida na estreia contra Portugal, que terminou empatada em 1 a 1, na última quarta-feira.
Mboladinga é conhecido por permanecer 90 minutos imóvel nas arquibancadas durante os jogos da seleção democrática congolesa. O gesto é uma homenagem a Patrice Lumumba, ex-primeiro ministro democrático congolês e um dos lideres da independência do país, assassinado há mais de 60 anos.
Ele, também conhecido como “Lumumba Vea”, viralizou durante a participação da seleção na Copa Africana de Nações de 2025 e em outros compromissos dos Leopardos, ao recriar a pose da estátua do herói da resistência em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
Leia também
O torcedor não esteve presente no NRG Stadium, em Houston, no Texas, durante o empate com os portugueses de Cristiano Ronaldo. Na ocasião, ele acompanhou a partida da Europa e publicou uma foto em sua tradicional pose para incentivar a equipe durante a quarentena realizada em Paris. O isolamento foi necessário após sua saída da República Democrática do Congo, em meio à crise sanitária provocada por um surto de ebola.
A quarentena de Mboladinga terminou na última sexta-feira e ele já está em território mexicano. O período de 21 dias é exigido pelas autoridades dos países-sede para qualquer pessoa proveniente da região. Os jogadores da seleção também passaram pelo mesmo protocolo. Segundo o ministro dos Esportes local, Didier Bundimbu, o torcedor e outros membros que cumpriram essa etapa estarão em Zapopan para o próximo compromisso. Ele teve o visto negado para os Estados Unidos.
Ele não pôde ver in loco o gol da seleção na competição, marcado de cabeça por Yoane Wissa ainda no fim do primeiro tempo da estreia. O lance entrou para a história como o primeiro da equipe em Copas do Mundo. Em sua única participação anterior, em 1974, na Alemanha Ocidental, quando ainda se chamava Zaire, o time passou em branco.
A representante africana ocupa atualmente a segunda posição do Grupo K, atrás da Colômbia, que soma três pontos. Democrático congoleses e portugueses aparecem empatados com um ponto, com vantagem para a equipe do técnico Sébastien Desabre no critério de desempate, enquanto o Uzbequistão é o último colocado, ainda sem pontuar.
Na próxima rodada, a seleção democrática congolesa enfrenta a Colômbia nesta terça-feira, às 23h (de Brasília), no Estádio Akron, em Zapopan, região de Jalisco, no México. Na última rodada da fase de grupos, encerra sua participação contra o time uzbeque, no sábado (27), às 20h30 (de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.





