Publicidade

Alex Telles e Gabriel Jesus têm lesões no joelho e estão fora da Copa do Mundo

Lateral-esquerdo e atacante se machucaram na derrota para Camarões e não se recuperam a tempo de atuar na competição; Brasil encara a Coreia do Sul, na segunda-feira, pelas oitavas

PUBLICIDADE

Foto do author Marcio Dolzan
Foto do author Ricardo Magatti
Por Marcio Dolzan e Ricardo Magatti
Atualização:

O lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Gabriel Jesus estão fora da Copa do Mundo do Catar. Os dois atletas foram diagnosticados com lesão no joelho direito e não se recuperam a tempo de retornar à seleção brasileira para os duelos de mata-mata. Os jogadores se machucaram no jogo com Camarões, nesta sexta-feira, vencido pelo time africano por 1 a 0, na última rodada da fase de grupos.

PUBLICIDADE

O coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, conversou na tarde deste sábado, 3, com os jogadores e os diretores esportivos de Sevilla e Arsenal. Gabriel retornará a Londres nos próximos dias, enquanto Alex ficará em Doha até segunda-feira para assistir ao jogo das oitavas de final contra a Coreia do Sul, viajando no dia seguinte para Sevilla.

O Brasil encara a Coreia do Sul, na segunda-feira, às 16h (de Brasília), pelas oitavas de final. Até o momento, a equipe teve jogadores machucados em todas as três partidas que jogou no Catar.

Gabriel Jesus foi consolado por Neymar ao fim do jogo contra Camarões.  Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP

Exames realizados na manhã deste sábado, dia 3, um dia após a derrota do Brasil para Camarões no encerramento da fase de grupos, apontaram lesões nos joelhos de Alex Telles e Gabriel Jesus. A ressonância magnética constatou contusões nos dois atletas, que foram titulares pela primeira vez no Mundial do Catar.

A situação de Alex Telles causa mais preocupação. Ele se machucou aos seis minutos da etapa final, depois de se chocar com o zagueiro Andre-Frank Zambo. Foi avaliado ainda em campo e deixou o gramado chorando, amparado pelo médico Rodrigo Lasmar. Em seu lugar entrou o zagueiro Marquinhos, improvisado no setor.

Depois de saltar para disputar a bola na defesa, o lateral sofreu um trauma e torceu o joelho ao cair. Na zona mista, o zagueiro Thiago Silva disse que o companheiro “estava bem triste” e o trauma tinha deixado o joelho “bem dolorido”. A seleção divulgou um boletim médico minutos após o jogo com Camarões informando que o defensor passaria por exames de imagem neste sábado, mas o próprio médico da seleção, Rodrigo Lasmar, tinha admitido na sequência que o caso de Telles preocupava. É possível que tenha de ser submetido a um procedimento cirúrgico.

A lesão de Gabriel Jesus é menos grave e demanda cerca de três semanas de recuperação, tempo, porém, insuficiente para ele retornar à equipe durante o Mundial, caso o Brasil avance nas etapas. O atacante do Arsenal relatou as dores só quando voltou para o banco, depois de ser substituído por Pedro no segundo tempo.

Publicidade

O departamento médico do Brasil trabalha para recuperar Neymar, Danilo e Alex Sandro para a sequência do Mundial. Cabe lembrar que Tite não poderá convocar mais atletas porque o regulamento da Copa do Mundo só permite alterações de jogadores machucados até 24 horas antes da estreia. O elenco, portanto, ficará com no máximo 24 jogadores, isso se Danilo, Alex Sandro e Neymar se recuperarem.

Com as duas novas lesões na seleção, a recuperação de Neymar, que tenta se livrar da torção no tornozelo direito, e dos laterais Danilo e Alex Sandro se torna ainda mais urgente para Tite conseguir montar um time para o jogo com a Coreia do Sul, segunda-feira, pelas oitavas de final do Mundial.

Isso porque Alex Sandro, em reabilitação de uma lesão muscular no quadril, se tornou o único lateral-esquerdo, e a alternativa que surge é improvisar o zagueiro titular Marquinhos pelo lado - como acabou acontecendo após a lesão de Telles diante de Camarões.

Tanto Alex Sandro quanto Danilo e Neymar irão a campo neste sábado para treinar com bola no CT da seleção, no penúltimo treino antes da partida válida pelas oitavas. A resposta clínica que cada um dará é que irá definir se eles estarão ou não à disposição de Tite na segunda-feira. O treino deste sábado será fechado à imprensa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.