Publicidade

Brasil busca o hexa na Copa do Mundo de Futebol de Areia

Seleção é a atual campeã do mundo; torneio começa nesta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai

Por Daniele Bellini
Atualização:

A Copa do Mundo de Futebol de Areia começa nesta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai, e vai até o dia 1.º de dezembro. O torneio conta com 16 seleções, divididas em quatro grupos. A seleção brasileira busca o hexacampeonato. O Brasil, atual campeão mundial, está no Grupo D e fará sua estreia na sexta-feira contra Omã. No domingo, o duelo será com Portugal e, para fechar a primeira fase, enfrentará a Nigéria dia 26. Os dois melhores de cada chave disputarão as quartas de final, no dia 28. Os classificados para as semifinais jogam no dia 30 de novembro e a final está marcada para 1.º de dezembro.

Copa do Mundo de Futebol de Areia será no Paraguai Foto: BeachSoccerWorldwide/Twitter

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de Futebol de Areia volta a ser disputada na América do Sul, depois de a última edição, em 2017, ter ser realizada nas Bahamas. Entre 1995 e 2004, antes de o campeonato ser organizado pela Fifa, o Brasil sempre foi o país sede. O Brasil também recebeu o evento quando a entidade passou a chancelar a modalidade, em 2005, e continuou até 2007. Depois outros países sediaram o evento: França (2008), Dubai (2009), Itália (2011), Taiti (2013), Portugal (2015) e Bahamas (2017).

Após a edição no Paraguai, a Rússia receberá a Copa do Mundo de Futebol de Areia em 2021. O país – junto com Brasil, Portugal e Itália – é um dos favoritos na disputa pelo título desta edição. Bicampeões, os russos venceram o Brasil na final de 2011 e a Espanha em 2013. Destaque da seleção brasileira, o atacante Rodrigo – finalista na escolha de melhor jogador do mundo e escolhido para a seleção com os cinco maiores jogadores do ano – disputou competições russas pelo BSC Kristall. O jogador foi artilheiro da Copa da Rússia com dez gols.

Muitas equipes evoluíram nos últimos tempos. Será um campeonato muito disputado

Rodrigo, atacante da seleção brasileira

"Muitas equipes evoluíram nos últimos tempos. Será um campeonato muito disputado. Portugal e Rússia são adversários de tradição e que sempre mostram um belo futebol. Mas estamos preparados para enfrentar todas as equipes da mesma forma, dando nosso melhor, em busca do hexa para o Brasil", disse Rodrigo.

Outro destaque da equipe brasileira é o goleiro Mão, atleta que mais disputou jogos em Copas do Mundo. Foram 46 partidas e o jogador poderá atingir a marca de 50 duelos na competição. "Alegria demais em chegar nessa marca. Mas, acima de tudo em defender a seleção mais uma vez. Estou super feliz e extremamente motivado para disputar essa Copa do Mundo, que será a minha décima. O grupo está muito focado em fazer uma grande competição", diz Mão.

Seleção brasileira de futebol de areia na chegada ao Paraguai Foto: Gabriel Badaró/Idealize

Desafio de manter o título 

O Brasil tem nove títulos da Copa do Mundo antes da chancela Fifa e cinco após a entrada da entidade na modalidade. Um dos líderes do time ao lado do goleiro Mão, o defensor Bruno Xavier confia que será possível manter o título. "Sabemos da nossa responsabilidade, pois só de vestir essa camisa e representar o nosso país, já é nosso maior desafio. Claro que estamos preparados para defender o título e vamos juntos com a nação brasileira", disse.

Publicidade

O técnico do time brasileiro, Gilberto Costa, foi eleito o melhor treinador em premiação realizada no dia 9 pela Beach Soccer World Wide. Desde 2016 no comando da seleção, o carioca venceu 93 dos 94 jogos disputados. A única derrota foi para a seleção russa na Copa Intercontinental de Dubai em 2018. Foram 17 competições disputadas e 16 títulos conquistados.

Gilberto destaca a reta final da preparação da seleção para a disputa da Copa do Mundo. "Foco nos três primeiros jogos: Omã, Portugal e Nigéria. E, como estamos há quatro anos juntos, iremos apresentar novos posicionamentos e jogadas de bola parada. A equipe tem total consciência que os resultados obtidos nos últimos anos não garantem uma nova conquista. Então, estaremos prontos para todas as dificuldades."

Lista dos jogadores do Brasil

GOLEIROS: Mão (Sampaio Corrêa-MA) / Rafa Padilha (Vasco)DEFENSORES: Antonio (Vasco) / Bruno Xavier (Sampaio Corrêa-MA) / Catarino (Vasco) / Filipe / Rafinha Amorim (Vasco)ATACANTES: Bokinha (Vasco) / Datinha (Sampaio Corrêa-MA) / Lucão (Vasco) / Mauricinho (Vasco)/ Rodrigo

Confira as chaves do Mundial de Beach Soccer Fifa

GRUPO A: Paraguai / Japão / Suíça / EUAGRUPO B: Uruguai / México / Itália / TaitiGRUPO C: Bielo-Rússia / Emirados Árabes Unidos / Senegal / RússiaGRUPO D: Brasil / Omã / Portugal / Nigéria

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.